Goatman: A lenda do homem-bode que assombra os Estados Unidos
Aventuras Na História
Todo lugar tem suas lendas urbanas, e os Estados Unidos não são uma exceção. Uma das mais famosas figuras míticas que habita os pesadelos dos norte-americanos é o Goatman — em português, homem-cabra — uma criatura humanoide que mistura características humanas e animais.
Frequentemente, seus membros são descritos como sendo de um homem, enquanto a cabeça é de cabra, resultando em uma aparência macabra. Pior que isso, todavia, é que não é apenas seu exterior que seria monstruoso, uma vez que o Goatman estaria ainda conectado a assassinatos brutais de pessoas e animais.
Ele teria feito aparições em mais de uma parte do país: tanto o estado norte-americano de Maryland quanto o do Texas possuem seus relatos. Os homens-cabra de cada local, porém, possuem origens diferentes, conforme repercutido pelo site All That's Interesting.
Experimento científico
Em Maryland, o Goatman teria sido resultado de um experimento científico que tentaria fundir DNA humano e de cabra. O projeto estaria sendo conduzido pelo próprio governo dos Estados Unidos — o Centro de Pesquisa Agrícola, segundo os rumores.
Nesta versão da lenda, a figura mítica que passou a assombrar as florestas norte-americanas teria começado como um assistente de laboratório que se viu transformado em cobaia.
Antes de ser submetido à horrível experiência, ele se chamaria William Lottsford. Não é preciso explicar que o projeto teria ido numa direção diferente daquela imaginada pelos seus organizadores, resultando em um monstro com sede de sangue.
Suas aparições mais antigas em Maryland remontariam a 1957, com um de seus locais 'favoritos' para aterrorizar pessoas sendo Fletchertown Road, uma estrada do condado de Prince George's que cruza uma área arborizada relativamente isolada do restante da civilização. O homem-cabra se esconderia em meio à vegetação, saltando para a rodovia a fim de atacar quem ousasse dirigir pelo local à noite.
Vale mencionar que Kim Kaplan, uma representante do Centro de Pesquisa Agrícola do governo norte-americano, abordou a lenda em 2013 ao site Mordern Farmer:
Achamos que é estúpido (...) Quero dizer, é tão bobo que nem é motivo de piada (...) Você não acha que ele já teria se aposentado? O bisneto dele também é um homem-bode? Ele está cobrando da Previdência Social?", comentou ela.
Testemunhas
Curiosamente, uma das mais famosas aparições do Goatman nessa região chegou a ser registrado pelos jornais locais, contando com testemunhas e inclusive um crime real.
Ainda segundo o All That's Interesting, tudo começou quando o Prince George's County News, um jornal da região, publicou um artigo, em outubro de 1971, detalhando as diferentes ramificações da lenda urbana até aquele ponto.
O que deveria ser apenas uma publicação curiosa a respeito do folclore local, contudo, ganhou tons sombrios quando um cachorro foi encontrado decapitado na Fletchertown Road pouco mais de duas semanas mais tarde. Tratava-se do animal de estimação de uma família que vivia próxima da fatídica estrada e havia reportado o desaparecimento de seu cãozinho dias antes.
O crime brutal acabou sendo visto como de autoria do homem-cabra, com inúmeros relatos de moradores locais a respeito de acontecimentos estranhos corroborando a história.
Alguns disseram ter visto uma "criatura semelhante a um animal que anda nas pernas traseiras" nos arredores de Fletchertown Road, enquanto um grupo de adolescentes garantiu ter ouvido barulhos misteriosos na noite em que o cachorro desapareceu.
Essas afirmações acabaram sendo reportadas pelo mesmo jornal que publicou o artigo sobre o Goatman e, em uma reviravolta de eventos, acabou se tornando uma manchete nacional dois meses mais tarde, quando o The Washington Post fez uma matéria de tom jocoso a respeito da localidade que alegava estar sendo assombrada por uma figura mítica.
O testemunho mais assustador do episódio, porém, veio somente depois, feito pela própria dona do cão decapitado: April Howards, que teria visto o monstro cara a cara.
Ela se manifestou a respeito do ocorrido mais de duas décadas mais tarde, quando foi entrevistada por um jornalista da Strange Magazine. Na ocasião, a mulher lamentou a maneira como o assunto foi tratado fora de sua região:
As pessoas vinham aqui e chamavam de folclore, e os jornais nos faziam passar por caipiras ignorantes que não sabiam de nada. Mas o que eu vi era real e sei que não sou louca… Seja o que for, acredito que matou meu cachorro", afirmou ela.
Racismo e fantasmas
Já na versão das lendas do Texas, o Goatman é simplesmente o espírito vingativo de um bem-sucedido homem negro que criava cabras antes de ser assassinado pela Ku Klux Klan.
Desde então, ele assombraria a ponte que um dia levou à sua fazenda, aparecendo para aqueles que dirigissem pelo local de faróis apagados.
Seu nome quando vivo seria Oscar Washburn— também segundo apurado pela fonte, contudo, não existem registros históricos comprovando a existência do homem ou sua morte violenta.