Home
Notícias
Há 5 anos, valioso quadro era encontrado em um ônibus, na França
Notícias

Há 5 anos, valioso quadro era encontrado em um ônibus, na França

publisherLogo
Aventuras Na História
03/09/2023 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15748729/original/open-uri20230903-18-4bpm47?1693742501
©Domínio Público
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 2018, uma busca aleatória realizada por autoridades alfandegárias através das malas dos passageiros de um ônibus na França revelou uma valiosa pintura que havia sido roubadanove anos antes. 

Com 27 centímetros de altura e 32 centímetros de largura, o quadro em questão, que se chama "Les Choristes", foi pintado pelo famoso artista francês Edgar Degas, tendo sido finalizado em 1877. Seu valor estimado era de 800 mil euros quando foi reencontrado, de acordo com informações da BBC. 

Composta por tintas de tons pasteis, a obra mostra um grupo de cantores, ou, em outras palavras, um coro. Na época de sua confecção, essas trupes de músicos eram comuns pelas ruas francesas, fornecendo entretenimento aos transeuntes em troca de alguns trocados. 

Trajetória enigmática 

A peça, embora tenha desaparecido enquanto fazia parte de uma exposição de 2009 realizada no Museu de Orsay, localizado em Paris, na verdade, pertence ao acervo do Museu Cantini, que fica na cidade de Marselha

Fotografia do Museu de Orsay / Crédito: Wikimedia Commons/ Licença Livre 

 

A instituição havia emprestado a tela para configurar a exposição, porém apenas foi capaz de reavê-la quase uma década mais tarde, quando ela reapareceu de forma inusitada no bagageiro do ônibus citado. 

Um detalhe importante é que a obra de arte não estava dentro de nenhuma bagagem em particular, e nenhum dos passageiros do veículo admitiu ter sido o responsável por trazê-la até ali, de forma que ninguém foi preso como decorrência do episódio. 

Conforme repercutido na época pela Reuters, outra informação é que não havia sinais de invasão no ônibus, e a posterior investigação policial do caso infelizmente não revelou mais pistas. 

A identidade dos criminosos que realizaram o roubo, portanto, permanece um mistério até hoje. É provável, todavia, que os ladrões tiveram a colaboração de algum funcionário do Museu de Orsay durante o furto de 2009, uma vez que alguém nesta posição teria os meios para ajudá-los a burlar os protocolos de segurança do local. 

Já a "Les Choristes" — que, para o alívio dos especialistas em arte, havia sofrido apenas alguns poucos danos durante seus anos desaparecida —, foi devolvida ao Museu Cantini.

O pintor  

Autorretrato de Degas / Crédito: Domínio Público 

 

Edgar Degas (1834 - 1917) é um importante artista da história da arte, tendo sido um dos fundadores do movimento impressionista. Esse estilo artístico, que tem Claude Monet como um de seus maiores expoentes, buscava expressar sensações através da pintura, usando-se muitas vezes de formas com contornos menos definidos, além de preferir representar cenas iluminadas de forma natural. 

Em "Les Choristes", por exemplo, os rostos dos cantores são pouco detalhados, o que faz parte da estética impressionista

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também