Home
Notícias
Homem que chamou Xi Jinping de 'Xitler' foge da China e chega de jet ski na Coreia do Sul
Notícias

Homem que chamou Xi Jinping de 'Xitler' foge da China e chega de jet ski na Coreia do Sul

publisherLogo
Aventuras Na História
25/08/2023 19h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15734240/original/open-uri20230825-18-dzm775?1692995170
©Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um homem foi recentemente detido na Coreia do Sul por supostamente entrar no país de maneira ilegal por meio de um jet ski. Segundo ativistas, o indivíduo é um conhecido dissidente que cruzou centenas de quilômetros pelo oceano para escapar da China.

Apreendido em 16 de agosto, o homem, identificado como Kwon Pyong por uma organização de dissidentes, tem cerca de 30 anos e teria viajado da província de Shandong, no leste da China, até a cidade sul-coreana de Incheon — uma distância de aproximadamente 400 quilômetros — através do Mar Amarelo.

Segundo informações do jornal O Globo, a Guarda Costeira relatou que o indivíduo estava equipado apenas com capacete, binóculos e uma bússola, tendo também amarrado cinco galões de 25 litros ao jet ski para reabastecer o tanque. Ao chegar à Coreia, o homem acabou sendo detido pelas autoridades.

Xitler

A organização Dialogue China, que atua em colaboração com outros dissidentes, afirma que Kwon frequentou a Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, antes de retornar à China e se tornar um crítico do governo.

Em agosto de 2016, ele postou uma foto no Twitter vestindo uma camiseta com várias estampas que zombavam do líder chinês, Xi Jinping, incluindo o termo "Xitler", uma fusão dos nomes Xi e Hitler, o líder nazista.

Um mês depois desse episódio, o homem foi detido pela polícia chinesa. Antes de seu julgamento, seus advogados foram destituídos pelas autoridades chinesas e, posteriormente, o homem foi condenado por incitar a subversão do poder do Estado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também