Imagem: Escultura romana bem preservada de Tritão é encontrada na Inglaterra
Aventuras Na História
Na Inglaterra, próximo a uma estrada em Kent, arqueólogos do Canterbury Archeological Trust (CAT), encontraram uma estátua de pedra que retrata Tritão, que na mitologia romana era filho de Netuno, deus do mar. A estátua revelada na região do país tinha pouco mais de 30 centímetros e estava enterrada.
Para o MailOnline, o curador da Grã-Bretanha Romana no Museu Britânico, Dr. Richard Hobbs, comentou:
Esta é uma peça de escultura realmente impressionante, sem dúvida de grande importância para a nossa compreensão da Grã-Bretanha romana e seu lugar no Império Romano mais amplo.”
Além disso, segundo repercutiu o jornal O Globo, Richard disse que por mais que na Grã-Bretanha alguns fragmentos de esculturas de Tritão sejam de conhecimento, nada semelhante ao atual achado foi encontrado antes. Vale destacar ainda que, nas escavações, uma tumba teve seus restos encontrados.
O Dr. Richard Hobbs comentou sobre a escultura encontrada: “Eles decapitaram a cabeça da escultura, provavelmente quebraram o braço ao mesmo tempo e colocaram a escultura voltada para baixo”, e completou:
Não é frequente encontrar uma escultura num sítio arqueológico, por isso é única… é uma verdadeira obra de arte.”
Isso porque, conforme especialistas, a peça teria sido depositada em um tanque de água constituído de argila fora de uso, com material de enchimento queimado.
A estátua
A estátua de Tritão, esculpida entre o final do século I e o II d.C., possui cerca de 70 cm de altura e 70 cm de largura, sendo assim considerada grande. Além disso, seu peso é superior a 60 kg e ela estava enterrada apenas 40 cm abaixo do solo.