Inglaterra: Restauração de castelo medieval revela gravuras impressionantes
Aventuras Na História
O English Heritage, uma organização sem fins lucrativos que realiza a preservação dos monumentos históricos da Inglaterra, anunciou recentemente que, após grande esforço por parte de seus pesquisadores, foi capaz de restaurar o Castelo de Carlisle.
A imponente construção foi erguida em 1092, no fim do século 11, durante o reinado de William II, o Ruivo. Curiosamente, trata-se da fortaleza a ter sido sitiado mais vezes em toda a História britânica — isso é, ela foi rodeada por tropas inimigas que pretendiam manter um cerco até seus habitantes declararem derrota devido ao esgotamento dos recursos.
A restauração, por sua vez, consistiu na remoção manual (ou seja, sem auxílio de produtos químicos) dos sedimentos acumulados devido aos séculos e a ação do tempo nas paredes de um aposento específico, o segundo andar da torre principal do forte.
Riqueza histórica
Conforme repercutido pela CNN, os especialistas usaram escovas, pincéis e bisturis para retirar as crostas. Seus esforços valeram a pena: escondidas pela sujeira, estavam uma série de intrincadas gravuras datadas do século 15 esculpidas na pedra.
Muitas já eram conhecidas, todavia, graças à restauração, foi possível vê-las em mais detalhes. Já em outros casos, foram descobertos painéis inteiros que se encontravam previamente ocultos.
Foram reveladas gravuras representando diversos animais, como cavalos, golfinhos, javalis e leopardos, além de outras mostrando criaturas míticas, tal como sereias e um dragão. Outro desenho era da rosa branca presente no emblema da Casa York.
Os pesquisadores do English Heritage acreditam que os desenhos, que possuem teor amador, e não profissional, teriam sido esculpidos por prisioneiros encarcerados na torre através da utilização de ferramentas pontiagudas, como lâminas. Existem, no entanto, outras teorias a respeito dos autores dos painéis.
Este é o ano que marca 900 anos desde que a fortaleza foi construída em pedra e, graças ao trabalho árduo de nossas equipes especializadas, o tecido histórico e o imagens intrigantes esculpidas nas paredes durante o século 15 serão protegidas por muitos anos", afirmou Juliet Fellows-Smith, responsável por cuidar da propriedade onde está o Castelo de Carlisle, através de um comunicado.