Home
Notícias
Iphan mantém obra de estação da Linha-6 do metrô paralisada após vestígios de quilombo
Notícias

Iphan mantém obra de estação da Linha-6 do metrô paralisada após vestígios de quilombo

publisherLogo
Aventuras Na História
15/05/2023 22h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15555357/original/open-uri20230515-18-1se6mbs?1684188450
©Reprodução/TV Globo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No centro de São Paulo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu parecer contrário à retomada das escavações da Linha - 6 do Metrô, na Estação 14 Bis, local onde foi encontrado material do sítio arqueológico Saracura. Segundo o portal de notícias do G1, as escavações foram paralisadas em março deste ano.

No último mês de abril, a empresa que administra a construção do meio de transporte, havia solicitado a retomada da obra, porém, na última terça-feira, 9, o Iphan emitiu um parecer técnico que ia contra à retomada.

Conforme argumenta o órgão, surgiram novos dados sobre a ocupação do Quilombo daSaracura na região, e agora o caso será avaliado pelo Ministério da Cultura. Além disso, o Instituto também solicita a emissão de ofícios para serem direcionados para a Fundação Cultural Palmares, ao Ministério da Igualdade Racial e ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Sítio arqueológico 

No último mês de junho, durante as obras da Linha-6 do metrô de São Paulo, foi encontrado o Sítio arqueológico Saracura na região onde ficava a quadra da escola de samba Vai-Vai. Na ocasião, a concessionária responsável pela obra, a Acciona, relatou ter encontrado vestígios de antigos moradores da região com mais de dois séculos, principalmente materiais de quilombolas. 

Ainda, vale destacar que, os vestígios se encontram a três metros de profundidade

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também