Irã: Atleta estaria desaparecida após competir sem hijab
Aventuras Na História
Durante um torneio de escalada realizado na Coreia do Sul, a atleta iraniana Elnaz Rekabi competiu sem fazer uso do hijab, isto é, o véu tradicional islâmico que cobre o cabelo, as orelhas e o pescoço.
A ausência da vestimenta feminina é particularmente simbólica pelo fato do Irã ter vivido recentemente intensas manifestações contrárias à obrigatoriedade do uso do hijab. A regra na lei do país, e, caso violada, gera severas repercussões.
O contexto político fez com que o vídeo de Rekabi realizando sua escalada sem o véu viralizasse nas redes sociais, simbolizando a resistência contra o regime opressivo.
Recentemente, todavia, os amigos da alpinista anunciaram não conseguir fazer contato com ela desde o último domingo, 16, conforme repercutido pela CNN.
As notícias seguintes da atleta vieram através de uma publicação foi feita em sua conta do Instagram nesta terça-feira, 18. No texto, Rekabi parece sugerir que, na verdade, o hijab havia se soltado de sua cabeça por acidente.
Graças a um momento inoportuno e por ter sido chamada de forma inesperada para escalar a parede, eu, de forma inadvertida, criei um problema com a cobertura de minha cabeça. Eu peço desculpas pelas preocupações que provoquei e, de acordo com a agenda pré-determinada, estou retornando ao Irã com minha equipe", diz a mensagem.
Suspeito
Segundo apurado pela BBC, "fontes bem informadas" teriam revelado que a atleta teve seu celular e passaporte confiscados antes de entrar no voo de volta para o Irã, o que desperta preocupação de autoridades internacionais a respeito da segurança de Elnaz Rekabi.
Vale mencionar que, ainda neste ano, outras mulheres pegas sem utilizar o véu fizeram aquilo que os ativistas acompanhando a situação chamam de "confissões forçadas" em vídeos publicados pela televisão estatal da nação.