Isolamento no campo: A comunidade amish
Aventuras Na História
Em 1693, o suíço Jacob Amman se desligava da religião menonita. Para ele, o grupo estava se distanciando dos ensinos do líder Menno Simons, que acreditava no anabatismo — o adiamento do batismo até a criança ser capaz de escolher a própria crença. Amman dava início, assim, a um novo grupo: os amish.
Esses cristãos saíram da Europa e se instalaram em assentamentos rurais nos Estados Unidos no século 18, para se isolar e fugir do serviço militar.
Estudiosos da Bíblia, eles interpretam literalmente os textos e vivem de forma humilde e pacífica. Entre eles, falam um dialeto alemão, e conversam em inglês com pessoas de fora do distrito. Ignoram televisão, jornais e revistas.
São uma sociedade fechada com regras religiosas próprias, reunidas numa lista de condutas transmitidas verbalmente chamada Ordnung. Hoje, estão em mais de 31 estados americanos: são cerca de 330 mil membros, distribuídos em distritos de até 40 casas cada.
Entre colchas e cavalos: cotidiano Amish
A escola é exclusiva para as crianças do distrito e ensina matemática, inglês e alemão — o suficiente para iniciarem os trabalhos adultos e ingressarem no comércio. Depois disso, a vida escolar se encerra, já que um jovem amish nunca deve frequentar faculdade. Quando atingem 16 anos, os jovens podem sair de casa e deixar de lado as restrições da religião.
O rito, chamado Rumspringa, os autoriza a experimentar bebidas e ir a festas. Eles têm a oportunidade de retornar aos assentamentos ou desligar-se da vida amish. De 85% a 90% voltam e são batizados.
A casa tem o básico, sem telefone, televisão ou qualquer outro eletrônico. Os cômodos têm apenas móveis de madeira feitos pela comunidade. A cozinha é o principal espaço — a maioria não tem pia, apenas uma bomba de água.
Cada fazenda da comunidade tenta produzir o que necessita, mas elas não são autossuficientes e negociam com o mundo externo. Assim, em pequenas lojas familiares, os amish vendem móveis, colchas e comidas típicas. Parte dos ganhos é doada para a compra de terras coletivas.
As cerimônias e cultos são realizados aos domingos, a cada 15 dias, nas casas do distrito. O costume vem da origem da religião. Perseguidos por séculos, seus membros se uniam discretamente para orar. Os líderes são bispos, pregadores e diáconos, eleitos pela comunidade. Após os cultos, a família anfitriã oferece uma refeição.
As carroças são utilizadas para ir a localidades próximas, mas, quando necessário, as pessoas pegam carona com conhecidos. A energia elétrica é usada apenas para ordenhar vacas — a iluminação é feita com lampiões. Os aparelhos de marcenaria funcionam à base de força hidráulica, pneumática ou de geradores.
A construção de um celeiro é um evento comunitário e reúne homens e mulheres. É organizado para ajudar recém-casados ou para substituir outro celeiro danificado. O uso de guindaste mecânico para levantar as vigas de sustentação já é permitido, mas o restante é realizado de forma tradicional.
A vestimenta amish também chama a atenção: os homens vestem calças sem pregas e terno de cor escura, sem lapela e colarinhos. Usam chapéu, suspensórios e ganchos para prender a roupa. A meia é preta, cinza ou azul.
Quando se casam, deixam a barba crescer. Não usam bigode. Já as mulheres usam vestidos escuros, com mangas e saias longas e aventais claros nos trabalhos domésticos e nos cultos. Uma touca cobre os cabelos e o gorro preto é o símbolo matrimonial. O sapato deve cobrir o calcanhar.