Itália: Governo cogita compra de suposta obra de Leonardo Da Vinci
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Cultura da Itália informou que tem conhecimento da descoberta de um esboço atribuído a Leonardo da Vinci. Na ocasião, a pasta informou que caso a obra seja autêntica, haverá um interesse de compra por parte do governo local.
O esboço em questão, que se encontra na França, teve a recusa do proprietário para uma venda ao Louvre. O caso seguiu para a Justiça do país, entretanto, o Ministério da Cultura francês e o museu localizado em Paris foram derrotados no processo.
Além disso, conforme o jornal Le Monde, o tribunal administrativo de Paris, que estava em julgamento recentemente, tomou a decisão de que o desenho poderá ser vendido por meio de um leilão, e deu ordens para que a França oferecesse um certificado de exportação ao proprietário.
Em nota, a pasta italiana comentou: "Estamos acompanhando com 'grande atenção' e serão os especialistas - e na Itália temos especialistas muito confiáveis - que dirão se é realmente de Leonardo e definirão o valor", e completa:
Se for confirmada a atribuição do desenho ao gênio italiano e se a obra realmente for a leilão, o Ministério, através dos órgãos competentes, verificará todos os caminhos possíveis, inclusive com o envolvimento de sujeitos privados e mecenas, para fazer uma oferta de compra correta e ponderada, e destinar a obra a um grande museu público italiano".
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações da ANSA Brasil, a obra descoberta em 2016 tem estimativas levantadas pela imprensa que pode valer cerca de 15 milhões de euros.
Outros detalhes
Com a descoberta, o Ministério da Cultura francês afirmou que o desenho representaria "um novo elemento no conhecimento da evolução da composição entre a série de São Sebastião e das experiências científicas de Leonardo da Vinci".