Joca, o lobo-marinho, retorna ao mar após dois dias na praia de Ipanema
Aventuras Na História
O lobo-marinho que encantou cariocas e turistas nos últimos dias, finalmente retornou ao seu habitat natural. Batizado carinhosamente de Joca, o animal, que descansava na areia da Praia de Ipanema desde a última quarta-feira, 18, foi visto se despedindo da praia e nadando em direção ao mar na manhã desta sexta-feira, 20.
A médica-veterinária Yasmin Daoualibi, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), responsável pelos cuidados ao animal, confirmou o retorno de Joca ao oceano. "Hoje, dia 20 de dezembro de 2024, às 11h28, ele voltou para o mar. Estamos aguardando novas notícias e ficaremos aqui para um possível retorno. Mas, ao que parece, ele voltou para sua casa", explicou Yasmin à CNN.
Segundo a CNN, o momento da despedida foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o animal se deslocando lentamente em direção ao mar, até ser levado pelas ondas. Veja:
Celebridade
Durante sua estadia em Ipanema, Joca se tornou uma verdadeira celebridade. O animal recebeu a visita de diversos curiosos, além de agentes da Polícia Ambiental, da Guarda Ambiental do Rio, dos Bombeiros e do PMP-BS. Sua presença na praia gerou grande comoção e mobilizou diversas equipes para garantir sua segurança e bem-estar.
Segundo o professor Dirceu Lopes, mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a vinda do animal para a costa brasileira pode estar relacionada à busca por alimentos e condições favoráveis para o acasalamento.