'Lua de Sangue': saiba quando eclipse lunar total poderá ser visto no Brasil

Aventuras Na História






Na madrugada de 13 para 14 de março, na próxima semana, um eclipse lunar total, conhecido como "Lua de Sangue", poderá ser visto no Brasil e em toda a América Latina. O fenômeno começará às 2h09, atingirá seu ápice às 3h25 e terminará às 4h30.
O último eclipse lunar total visível no Brasil ocorreu em maio de 2022, e este será o único a ser observado nas Américas em 2025. Também poderá ser visto em algumas partes da África e da Europa.
Como ocorre?
O eclipse lunar total acontece quando a Terra se alinha perfeitamente entre o Sol e a lua, projetando sua sombra sobre o satélite e bloqueando a luz solar que normalmente o ilumina.
A sombra da Terra é composta por duas regiões: a penumbra, onde ainda chega uma certa quantidade de luz, e a umbra, que é completamente escura, conforme repercutido pela Gazeta do Povo.
Embora a luz solar seja bloqueada, ela se dispersa ao passar pela atmosfera terrestre, e ondas de luz vermelha acabam chegando à lua. Isso faz com que o satélite adquira uma coloração avermelhada, característica do fenômeno chamado Lua de Sangue.
Diferente do eclipse solar, observar um eclipse lunar total é totalmente seguro, pois o fenômeno não oferece risco para os olhos. Eclipses lunares totais como este só serão visíveis novamente no Brasil em 2029.


