Lula derrota Bolsonaro e assume a presidência pela terceira vez
Aventuras Na História
Neste domingo, 30, o brasileiro foi às urnas para escolher seu representante para os próximos quatro anos. Confirmando as expectativas das últimas pesquisas eleitorais, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no segundo turno, derrotando Jair Bolsonaro (PL).
Aos 76 anos de idade, o petista, oriundo de Caetés, Pernambuco, volta à presidência da República após mais de uma década — Lula foi o 35º presidente do Brasil entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011.
Com um governo focado em pautas sociais, Lula tem como objetivo - assim como nos outros mandatos - vencer a fome e o desemprego.
“Durante o meu período de governo, o salário aumentou todo ano acima da inflação, e a gente pode reconstruir esse país, depende única e exclusivamente de você ir votar no domingo”, disse Lula durante o último debate das eleições, realizado na última sexta-feira, 28. “Votar no 13 para gente poder voltar a consertar esse país, fazer o país crescer, gerar emprego, distribuir renda e o povo voltar a comer bem”.
A volta do Lulismo
Durante a campanha de reeleição no segundo turno, o petista refletiu sobre como Bolsonaro, do PL, deve agir diante da derrota ao ser entrevistado pelo ator Paulo Vieira na última quarta-feira, 26.
"Eu vou ser eleito para governar esse país por quatro anos. Quatro anos é curto para a gente fazer o que tem para fazer. Da minha parte é assim: eu quando perdia as eleições, eu voltava para casa para lamber as minhas feridas e esperar quatro anos. Eu espero, espero que o adversário (Bolsonaro), sabe, que eu acho que ele vai perder as eleições porque eu acho que vou ganhar. Eu acho que se ele perder, ele tem que ficar quieto, esperar e se preparar para disputar outra eleição, não ficar criando confusão no país", disse Lula.