‘M3GAN’: Neurocientista afirma que brinquedos com inteligência artificial podem ‘facilitar ansiedade’
Aventuras Na História
O mais novo filme do diretor James Wan, ‘M3GAN’, chegou aos cinemas na última quinta-feira, 19, e vem agradando boa parte da crítica e do público. A produção retrata a trajetória da boneca M3GAN, que fora projetada para ser a “boneca perfeita”.
No entanto, o brinquedo tecnológico acaba se tornando violenta e um perigo à sociedade, por apresentar características brutais em seu sistema de proteção, já que seu intuito é defender sua “dona”. O que era para ser o brinquedo perfeito se torna um pesadelo na vida da família que a criou.
O perigo dos brinquedos de extrema tecnologia se tornou um assunto muito comentado após o lançamento do filme. O Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, afirma, segundo a MF Press Global Gestão, que esse tipo de brinquedo pode ser benéfico, mas pode estimular condições como ansiedade, dependência digital e déficit de atenção nas crianças.
Riscos graves
Fabianoressalta que “brinquedos que utilizam inteligência artificial para ‘conversar’ com as crianças ou reproduzir sons mediante comandos podem ser muito benéficos para a educação, mas se usados como única interação social da criança, como no filme, seu uso pode gerar estímulos no cérebro que causam dependência e isolamento social, além de facilitar o surgimento de ansiedade”.
Nessa nova geração de ‘nativos digitais’ onde, apesar de terem facilidade para manusear as tecnologias, pouco aprenderem sobre como dosá-las e utilizá-las corretamente, é importante ensinar as crianças desde cedo sobre limites e mostrar que esse tipo de tecnologia pode ser usada para muito mais que entretenimento, podendo facilitar o aprendizado. Além disso, a responsabilidade de quem produz o equipamento é grande, devendo haver uma fiscalização e leis que monitorem e penalizem caso o brinquedo possa ser prejudicial”.