Home
Notícias
Macaco invade usina elétrica e provoca apagão geral no Sri Lanka
Notícias

Macaco invade usina elétrica e provoca apagão geral no Sri Lanka

publisherLogo
Aventuras Na História
10/02/2025 12h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16459505/original/open-uri20250210-18-1c4s843?1739190233
©Wikimedia Commons via Steve Garvie
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um apagão geral em toda a ilha do Sri Lanka foi atribuído a um macaco que invadiu uma usina de energia ao sul de Colombo, a capital do país. A interrupção começou no final da manhã (horário local) deste domingo, 9.

Embora a eletricidade tenha sido restabelecida em algumas áreas, ainda não se sabe quanto tempo o apagão vai durar. O ministro da energia, Kumara Jayakody, informou à imprensa que o animal “entrou em contato com nosso transformador de rede, causando um desequilíbrio no sistema”.

Segundo Jayakody, os engenheiros “estão no local tentando restabelecer o serviço o mais rápido possível”. A restauração tem como prioridade instalações médicas e estações de purificação de água.

Em nota, a Ceylon Electricity Board (CEB), empresa estatal responsável pela geração, transmissão e distribuição de eletricidade no Sri Lanka, pediu desculpas pelo apagão de domingo, mas não esclareceu como o incidente teve repercussões tão amplas. Também não houve informações sobre o paradeiro do macaco.

Apagões

Não é a primeira vez que a ilha enfrenta a escassez de energia. Conforme informações da BBC, em 2022, durante uma grave crise econômica, a escassez de combustível levou as autoridades a impor apagões rotativos de até 13 horas diárias para racionar eletricidade.

O jornal Daily Mirror ressaltou em reportagem publicada nesta segunda-feira, 10, que engenheiros vêm alertando "há anos" que a rede elétrica do país está "desatualizada e vulnerável a interrupções".

“A rede elétrica nacional está em um estado tão enfraquecido que frequentes cortes de energia em toda a ilha podem ser esperados se houver uma perturbação em uma de nossas linhas”, disse um engenheiro sênior não identificado, citado pelo Daily Mirror.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também