Mapa inédito dos EUA revela reservas naturais de hidrogênio em grande escala
Aventuras Na História
Um novo mapa dos Estados Unidos, considerado pioneiro, revelou potenciais localizações de vastas reservas naturais de hidrogênio. Esta é a primeira vez que um levantamento dessa magnitude foi realizado, destacando áreas com alta probabilidade de conter hidrogênio em quantidades significativas.
Os pesquisadores por trás do estudo já desconfiavam que a crosta terrestre poderia armazenar mais hidrogênio do que se pensava. No entanto, os resultados surpreenderam até mesmo a equipe envolvida.
Em entrevista à Live Science, Sarah Ryker, diretora associada de energia e recursos minerais do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que “durante décadas, defendeu-se que o hidrogênio natural não se acumulava em volumes utilizáveis para fins energéticos. Este mapa é promissor, pois indica que várias regiões dos EUA podem, de fato, abrigar esse recurso.”
O mapa utiliza uma escala de cores que varia do branco ao azul-escuro. As áreas mais promissoras são representadas em azul-escuro, estabelecendo grande potencial de reservas subterrâneas de hidrogênio, enquanto o branco aponta regiões menos abundantes.
Entre as áreas mais destacadas estão boa parte de Michigan, leste de Kentucky, sul de Dakota do Norte, além de partes de Kansas, Colorado, Wyoming, Iowa e Oklahoma.
A observação de uma região como fonte de hidrogênio depende de três fatores principais: fontes geradoras de gás, rochas-reservatórios e selos naturais que retêm o hidrogênio no subsolo. O chamado hidrogênio geológico — também conhecido como hidrogênio "branco" ou "dourado" — é formado a partir de reações químicas que ocorrem em rochas, incluindo a separação da água em oxigênio e oxigênio.
O estudo revelou que pelo menos 30 estados norte-americanos possuem condições ideais para o acúmulo do gás. As regiões com maior potencial incluem grandes áreas no Centro-Oeste, além de locais ao longo da costa da Califórnia e da Costa Leste.
Potencial Energético
Reconhecido como uma fonte de energia limpa, o hidrogênio é visto como peça-chave na transição energética. Estima-se que ele possa suprir até 30% das necessidades energéticas de determinados setores no futuro, com a demanda global projetada para quintuplicar até 2050.
Em um estudo anterior, publicado no mês passado, os pesquisadores descobriram que as reservas de hidrogênio da Terra poderiam chegar a 6,2 trilhões de toneladas (5,6 trilhões de toneladas). Apenas 2% desse total seria suficiente para abastecer o mundo por 200 anos.
No entanto, as estimativas propostas não indicavam a localização exata das reservas, nem suas restrições de uso. “Sabíamos do potencial significativo do hidrogênio geológico como recurso emergente”, afirmou Sarah Gelman, geóloga do USGS e coautora do novo estudo, à Live Science. “Agora, o próximo passo seria descobrir onde ele está nos Estados Unidos.”
O mapa e um relatório detalhando as descobertas foram publicados no site oficial do USGS no último dia 16 de janeiro.