Home
Notícias
Material estranho causa alerta em praia do Espírito Santo
Notícias

Material estranho causa alerta em praia do Espírito Santo

publisherLogo
Aventuras Na História
25/10/2024 23h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16381762/original/open-uri20241025-56-11di3fo?1729899117
©Divulgação/Prefeitura de São Mateus
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Moradores e autoridades da Praia de Barra Nova, em São Mateus, no norte do Espírito Santo, estão em alerta após o surgimento de um material estranho na costa.

A substância, de origem desconhecida, foi notada na noite da última terça-feira, 22, e causou preocupação devido à sua aparência e quantidade.

Veja no Twitter
twitter

Mancha escura aparece na Praia de Barra Nova, no Espírito Santo. Laboratório analisa substância para entender se há riscos para a saúde e os impactos no meio ambiente.

➡ Assista à #GloboNews : https://t.co/bFwcwLpLU9 #ConexãoGloboNews pic.twitter.com/OlE5J9GgVf

October 25, 2024

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) agiu rapidamente, coletando amostras do material nos dias 23 e 24 de outubro. Além disso, a equipe realizou um monitoramento da praia e acompanhou a limpeza da área. As amostras foram enviadas para análise em um laboratório particular na Serra e no laboratório da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória.

A natureza do material ainda é um mistério, mas a SEMMA descarta que se trate de óleo. Embora não seja a primeira vez que um material semelhante é encontrado na região, a quantidade desta vez despertou maior atenção das autoridades.

A Prefeitura de São Mateus, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), continua monitorando a região e adotará as medidas necessárias após a divulgação dos resultados das análises.

É importante destacar que este não é o único caso de ocorrência ambiental incomum na região. Na última terça-feira, 15, milhares de formigas mortas foram encontradas na praia da Barra do Sahy, em Aracruz (ES). Segundo o biólogo Randy Baldresca falou à CNN, a causa provável para a mortandade em massa das formigas foi a época de reprodução aliada a condições climáticas extremas.

Próximos passos

As autoridades aguardam pelos resultados das análises para identificar a origem do material desconhecido e determinar as causas do ocorrido. Com base nos resultados, a SEMMA poderá tomar as medidas adequadas para proteger o meio ambiente e a saúde da população.

Segundo a CNN, a SEMMA continuará monitorando a região e realizando novas coletas de amostras, caso necessário. Além disso, a equipe realizará novas imagens aéreas com drone para verificar se houve aumento da quantidade do material na beira do rio.

Leia também: Por que o vômito de uma baleia cachalote é tão valioso?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também