Morre Claude Ruiz Picasso aos 76 anos, filho do artista espanhol
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 24, Claude Ruiz Picasso, morreu aos 76 anos na Suíça. A notícia sobre o falecimento do filho do pintor espanhol Pablo Picasso foi divulgada sem detalhes por seu advogado, Jean-Jacques Neuer.
Ruiz Picasso coordenou a “Succession Picasso” de 1989 até julho de 2023, quando cedeu o cargo para sua irmã, Paloma Picasso. A empresa é responsável por administrar os direitos autorais do artista e de suas obras.
Picasso teve quatro filhos: o primogênito, Paul, que faleceu em 1975 tendo sido fruto da relação do artista com Olga Khokhlova; Maya, que morreu em 2022, filha de Marie-Thérèse Walter; e Paloma e Claude, filhos de Françoise Gilot.
A empresa
A companhia “Succession Picasso” possui o monopólio da reprodução de qualquer obra do pintor, assim como seus direitos de imagem, personalidade, morais e de marca. Ela também combate falsificações das obras do artista, por meio de medidas legais.
Pablo Ruiz Picasso nasceu no dia 25 de outubro de 1881, em Málaga, na Espanha. Filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco, que também pintava e influenciou o trabalho do filho, ele ficou conhecido por representar o Cubismo, movimento vanguardista europeu.