Motivo inusitado pode ter levado orcas a afundarem iate na costa do Marrocos
Aventuras Na História
Recentemente, um grupo de orcas fez jus ao apelido de baleias-assassinas. Na costa do Marrocos, um grupo dos mamíferos afundou abruptamente um iate polonês, segundo uma publicação da empresa de turismo, Morskie Mile, em seu perfil do Facebook.
Conforme repercutido pelo New York post, o portal Insider apurou que o ataque ocorreu no último dia 31 de outubro, durante a passagem da embarcação Grazie Mamma II pelo Estreito de Gibraltar.
Essas orcas, que chegam 9 metros de comprimento e 14 toneladas, teriam “batido na barbatana de direção por 45 minutos, causando grandes danos e vazamentos”. Apesar das tentativas da tripulação de salvar o iate, ele “afundou perto da entrada do porto de Tanger-Med”, segundo o post da Morskie Mile.
Vingança
Este incidente é o mais recente em uma série de naufrágios observados na costa do Marrocos e da Espanha. Embora ataques de orca como este tenham sido registrados desde 2020, a frequência dos acontecimentos aumentou, por um motivo que ainda não foi descoberto, pois esta espécie se alimenta de peixes, focas e outras baleias.
Especialistas acreditam que os ataques podem ser motivados por um senso de vingança entre a espécie local, que perdeu sua matriarca em um acidente de barco, similar ao enredo do filme ‘Tubarão’ de 1977.