Mulher é presa após aplicar golpe em amiga fingindo ser 'homem bonito'
Aventuras Na História
Uma mulher foi condenada a 3 anos e 9 meses de prisão em Birmingham, Inglaterra, por enganar uma amiga ao se passar por um "homem bonito" em um esquema que resultou no roubo de cerca de R$ 685 mil. Sumaiya Khurram, de 33 anos, criou um personagem fictício, Etesham Khan, um homem atraente que lutava contra um câncer e precisava de apoio financeiro.
Sumaiya enviava fotos de Etesham à vítima pelo WhatsApp, mantendo conversas que iam desde o cotidiano até temas mais íntimos. As duas mulheres eram amigas havia 20 anos, o que tornou a vítima ainda mais vulnerável à fraude. O golpe se estendeu por 20 meses, entre 2015 e 2017, até que a vítima ficou sem recursos financeiros.
“A vítima era uma pessoa vulnerável que tinha deficiências físicas óbvias e que acreditava que a ré era sua amiga. Ela era inexperiente dos costumes do mundo”, afirmou o juiz Peter Cooke durante o julgamento, de acordo com o portal Extra.
Exploração da fé
Segundo o promotor Andrew Wallace, Sumaiyamanipulou a amiga ao explorar sua fé muçulmana estrita, convencendo-a de que Etesham era alguém com quem ela se casaria no futuro. Ao mesmo tempo, Sumaiya atuava como confidente da vítima, discutindo o suposto relacionamento e incentivando-o.
Mesmo após o dinheiro acabar, Sumaiya continuou ameaçando a amiga, prometendo expor detalhes íntimos da relação fictícia. O caso foi descrito como particularmente cruel devido ao uso de confiança e amizade para explorar uma pessoa vulnerável.