Na Polônia, estátua da Virgem Maria promete superar o Cristo Redentor em tamanho
Aventuras Na História
O empresário polonês Roman Karkosik anunciou o início da construção de uma estátua da Virgem Maria com 55 metros de altura, superando em tamanho o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros.
A obra está sendo erguida nos arredores de Kikola, na Polônia, e teve sua permissão concedida em outubro do ano passado. Segundo a imprensa local, a demolição de edifícios no local começou no início deste mês para dar espaço ao monumento.
Símbolo religioso
A estátua será um presente de Karkosik à cidade onde vive com sua esposa, servindo como um símbolo de gratidão e uma nova atração turística e religiosa. O projeto prevê que Maria esteja assentada sobre uma coroa de 15 metros, tornando a estrutura maior até mesmo que a de Nossa Senhora de Fátima, no Crato (Ceará), que possui 45 metros de altura.
A conclusão da obra está prevista para 2026, mas os custos do projeto não foram divulgados, segundo o portal Extra, do Globo.
Roman Karkosik é um dos homens mais ricos da Polônia, com uma fortuna estimada em mais de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 10,5 bilhões). Ele é fundador e acionista majoritário da Boryszew, um dos principais grupos industriais do país.