Home
Notícias
NASA captura som de 'demônio de poeira' em Marte; ouça!
Notícias

NASA captura som de 'demônio de poeira' em Marte; ouça!

publisherLogo
Aventuras Na História
17/12/2022 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15342651/original/open-uri20221217-18-ohi9xm?1671304889
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A NASA divulgou uma captura de áudio feito pelo microfone da sonda Perseverance em Marte tratada como um fenômeno 'dust devil', que em tradução livre, corresponde a "demônio de poeira", devido a movimentações de vento capazes de causar um redemoinho de poeira, antecedendo um furacão ou tornado, mesmo com uma altura chamativa.

De acordo com a agência espacial norte-americana, este registro foi estimado em um redemoinho com 25 metros de largura e 118 metros de altura, equivalente a um prédio de aproximadamente 24 andares. Especialistas do órgão ainda acrescentam que o registro sonoro pode auxiliar no aprendizado de mais coisas sobre como funciona a atmosfera de Marte do que com outras ferramentas.

O som foi divulgado através do perfil oficial das atualizações da Perseverance no Twitter, enaltecendo que a captação só foi possível devido a atualização das ferramentas de gravação presentes neste modelo de sonda, num conjunto de itens que incluem câmera e microfone chamado SuperCam.

A NASA ainda acrescenta que o som é baixo para o ouvido humano devido ao fato da atmosfera do planeta vermelho ser menos espessa quando comparada com a da Terra. Mesmo assim, ele foi aumentado por meio de edição, possibilitando ser mais audível.

Ouça o 'demônio de poeira' marciano

Veja no Twitter
twitter

🔊 Take a listen: I’ve captured the first audio recording of a dust devil on Mars. They happen fairly often around here, but without warning, they’re not always easy to catch. But with a bit of, ahem – perseverance – it’s possible!

Read more: https://t.co/Ow6EJrhOrl pic.twitter.com/MRBye7qC91

December 14, 2022
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também