Navio 'irmão' de naufrágio famoso do século 17 é encontrado na Suécia
Aventuras Na História
Pesquisadores suecos revelaram recentemente que um navio de guerra encontrado no Mar Báltico em dezembro de 2021 foi confeccionado pelos mesmos criadores do famoso Vasa, que é uma das grandes atrações do Museu Sueco de Naufrágios, localizado na capital, Estocolmo.
A embarcação que afundou, chamada de Applet, possui inúmeras semelhanças em termos de estrutura e dimensões ao Vasa, batizado em referência a um rei e construído para ser um grande orgulho para a Suécia do século 17, mas naufragou em sua viagem inaugural.
Seu navio "irmão", por sua vez, teria sido usado pelo exército do país por mais tempo, e possivelmente afundado de propósito após não ter mais uso às Forças Navais, conforme informações apuradas pelo The Guardian.
Nossos pulsos dispararam quando vimos como o naufrágio era semelhante ao Vasa (...) Com o Applet, podemos adicionar outra peça-chave do quebra-cabeça no desenvolvimento da construção naval sueca”, afirmou Jim Hansson, arqueólogo marítimo envolvido no estudo, ainda segundo o veículo.
Perdido por muito tempo
Um detalhe de relevância é que a embarcação "irmã" daquela que foi nomeada em homenagem a um rei já estava sendo procurada há muito tempo.
Em 2019, por exemplo, a descoberta de dois naufrágios deixou os pesquisadores da área animados com a possibilidade de terem encontrado o Applet. Após análises mais aprofundadas, todavia, perceberam se tratar de outras embarcações de guerra, chamadas Apollo e Maria.