Home
Notícias
Noruega: Flecha da Idade do Bronze é encontrada após derretimento do gelo glacial
Notícias

Noruega: Flecha da Idade do Bronze é encontrada após derretimento do gelo glacial

publisherLogo
Aventuras Na História
04/10/2023 19h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15805172/original/open-uri20231004-19-k6a2wk?1696450127
©Reprodução/Espen Finstad/ Secrets of the Ice
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na Noruega, arqueólogos encontraram nas montanhas de Jotunheimen, no condado de Innlandet, uma flecha de concha do início da Idade do Bronze. A ferramenta, que data de 3.600 anos, estava bem preservada e é mais uma das flechas que surgiu com o derretimento, nos últimos anos, do gelo no país europeu. 

O artefato foi encontrado em setembro pela equipe de pesquisa do arqueólogo Espen Finstad ao verificarem o espaço como parte de um monitoramento rotineiro. Essa descoberta foi apenas uma das muitas que a equipe de arqueologia glacial do Secrets of the Ice encontrou ao longo dos últimos dez anos por conta das mudanças climáticas. 

Segundo o Hyperallergic, Lars Holger Pilø, codiretor do programa de arqueologia, comentou ao site: “As geleiras e manchas de gelo estão recuando e liberando artefatos que foram congelados no tempo pelo gelo”, e completou:

Agora os artefatos estão expostos e deterioram-se rapidamente, por isso estamos numa corrida contra o tempo para encontrar e resgatar os artefatos”.

Vale destacar que, desde o outono de 2006, os arqueólogos resgatam das geleiras e manchas de gelo de Innlandet artefatos. Além disso, a equipe de pesquisa do Secrets of the Ice recuperou cerca de 4.000 achados e mapeou 66 locais de gelo.

Outros detalhes 

Além disso, sobre a recente descoberta na Noruega, Lars Holger Pilø disse: “As flechas com pontas de concha só se tornaram conhecidas na Europa quando começaram a derreter o gelo na Noruega”, e completou comentando que é “a flecha de concha mais bem preservada” que a equipe já encontrou.

Na última semana, foi encontrada outra flecha, desta vez com ponta de quartzito, que conforme Pilø tem “provavelmente entre 3.000 e 3.500 anos”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também