Home
Notícias
Novas notas de euro podem estampar Beethoven, Marie Curie e outras figuras históricas
Notícias

Novas notas de euro podem estampar Beethoven, Marie Curie e outras figuras históricas

publisherLogo
Aventuras Na História
31/01/2025 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16452956/original/open-uri20250131-18-1w8xu48?1738347022
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Já imaginou pegar uma nota de euro e se deparar com Ludwig van Beethoven, Marie Curie ou Maria Callas? Isso pode se tornar realidade em breve. O Banco Central Europeu (BCE) está planejando uma reformulação das cédulas da moeda, e um dos temas em consideração para o novo design inclui personalidades marcantes da cultura europeia.

Esta será a primeira grande mudança no visual das notas desde o lançamento do euro, há 23 anos. O objetivo do BCE é torná-las mais atrativas e fáceis de identificar, já que o design atual traz apenas imagens genéricas de pontes e janelas sem referência a países específicos.

Os novos desenhos serão escolhidos por meio de um concurso, com inscrições abertas ainda este ano. O design final será definido em 2026, mas as novas cédulas só devem entrar em circulação alguns anos depois.

Os designers terão duas opções de abordagem para as novas notas: cultura europeia ou uma combinação de rios, pássaros e instituições do continente.

Caso o BCE opte pelo tema cultural, as seis notas de euro trarão retratos de grandes nomes da história europeia. A distribuição será feita por valor crescente, com os seguintes homenageados:

  • Maria Callas, cantora de ópera grega
  • Ludwig van Beethoven, compositor alemão
  • Marie Curie, cientista franco-polonesa
  • Miguel de Cervantes, escritor espanhol
  • Leonardo da Vinci, artista e inventor italiano
  • Bertha von Suttner, ativista austríaca pela paz

Curiosamente, o hino da União Europeia, Ode à Alegria, faz parte da Nona Sinfonia de Beethoven, um dos possíveis homenageados.

Já o verso das cédulas poderá exibir eventos culturais e marcos históricos, como festivais de música ou bibliotecas, segundo informações da agência Reuters.

Polêmica na escolha

Apesar do entusiasmo com a mudança, a proposta de retratar figuras culturais gera controvérsia. Os nomes sugeridos foram selecionados por especialistas independentes e aprovados pelo BCE, mas representam apenas seis dos 20 países da zona do euro, o que pode levantar debates sobre representatividade.

A alternativa seria adotar um design mais neutro, com a frente das notas estampando elementos da natureza, como pássaros e rios, e o verso representando instituições europeias – incluindo o próprio BCE.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também