Home
Notícias
O chocolate Serenata de Amor ainda é um bombom?
Notícias

O chocolate Serenata de Amor ainda é um bombom?

publisherLogo
Aventuras Na História
14/06/2023 18h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15604576/original/open-uri20230614-18-1r0uo0h?1686770136
©Reprodução/Internet
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um dos chocolates mais conhecidos no Brasil, o bombom Serenata de Amor, vem sendo alvo de questionamentos dos consumidores, que, segundo eles, acreditam que o doce passou por mudanças. Vale destacar que, a Garoto, empresa que criou o chocolate, foi vendida para a Nestlé, e, na embalagem do produto, já é possível notar mudanças.

Segundo o portal de notícias do G1 analisou, o Serenata de Amor deixou de ser bombom, isso porque, dentre as mudanças na embalagem, é possível visualizar que o chocolate agora é identificado como wafer

A modificação na descrição dos produtos ocorrem por conta dos impostos que recaem sobre eles. Os produtos feitos com chocolate e o próprio doce ficam sujeitos à alíquota de 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), enquanto o wafer não paga tributação. 

Bombom Serenata de Amor
Nova embalagem do bombom que fez o público se questionar/ Crédito: Reprodução/Internet

O que dizem especialistas

A advogada tributaristaSâmara Gomes relatou ao portal citado acerca do assunto, e disse que, apesar desse processo estar dentro da lei, além da embalagem, sofrer alterações em sua descrição, o produto também deve ser modificado. Na ocasião, ela comentou: "O que a gente tem que se atentar é que não foi só mudar o nome ou a embalagem como muitos pensam tá? Cada produto tem uma classificação fiscal de mercadorias, é o NCM. Então, pra ter essa mudança foi necessário mudar a composição do Serenata de Amor pra que fosse possível mudar também a classificação fiscal dele". 

Ela ainda completou:

O Serenata reduziu a quantidade de chocolate pra deixar de ser classificado como chocolate e incluiu um creme de chocolate. Isso tudo é possível dentro de um planejamento tributário. Eles buscaram manter o sabor e, com a mudança da embalagem, contribuiu até para manter a crocância, mas tudo foi muito bem pensado, com foco na economia tributária mesmo". 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também