'O Pálido Olho Azul': Edgar Allan Poe ajudou a solucionar um mistério na vida real?
Aventuras Na História
O filme mais assistido pelos brasileiros na Netflix Brasil conta com um personagem real que há séculos fascinas gerações. Se trata de Edgar Allan Poe, um dos principais símbolos do movimento romântico dos Estados Unidos. No entanto, o filme não compreende uma biografia sobre a vida do gênio.
Marcado pelo intenso mistério, 'O Pálido Olho Azul' é baseado na obra de mesmo nome de Louis Bayard e conta a história de um detetive aposentado que se depara com um crime brutal ocorrido na Academia Militar dos EUA. Ao recrutar um cadete, o nome surpreende: Edgar Allan Poe, interpretado por Henry Melling.
Com Christian Bale no papel principal, a adaptação do longa tem direção de Scott Cooper, e apresenta nomes Gillian Anderson, Charlotte Gainsbourg e Robert Duvall no elenco do filme misterioso.
No Twitter, quem assistiu compartilha o que achou do longa. "A Netflix fez algo que preste um suspense gótico com Christian Bale e a ilustre presença de Edgar Allan Poe", escreveu uma conta. "Confesso que só dei play para assistir pq se trata de uma narrativa onde colocaram o Edgar Allan Poe. O filme é bom, mas não é nada grandioso como achei que seria. A atuação do Bale tá ótima como sempre e gostei muito do Melling como Poe", publicou outro internauta.
Com a surpresa de ver Edgar Allan Poe ajudando a solucionar um assassinato, fica a dúvida: Algo do tipo aconteceu na vida real? Bom, já de cara já informamos que não, o que é mostrado no filme compreende apenas a ficção.
A ficção
Embora Edgar tenha tido sucesso no gênero ficção policial, não existem registros que ele tenha ajudado a desvendar um mistério real. Para se ter ideia, o detetive mostrado no filme, Augustus Landor, nem mesmo existiu, fruto do talento de Louis Bayard.
Conforme repercutido pelo USA Today, além de Edgar Allan Poe, outros personagens baseados em figuras reais são os generais Sylvanus Thayer (Timothy Spall) e Ethan Allen Hitchcock (Simon McBurney). No entanto, toda a história é fictícia.
"Há realmente apenas uma parte verdadeira disso, que é que Edgar Allan Poe passou seis meses em West Point", disse Bayard em entrevista repercutida pelo veículo internacional. "Isso é algo que surpreende as pessoas. É a razão pela qual eu escolhi esse cenário porque muitas pessoas não sabem que ele estava lá. E West Point certamente nunca fez questão de anunciar essa conexão também; acho que eles ficam um pouco envergonhados por ele. "
No filme de sucesso da Netflix, o escritor é interpretado pelo artista Harry Melling, que interpretou o personagem Dudley Dursley na saga 'Harry Potter', algo que chamou atenção de internautas. Na entrevista, Melling explicou como o filme muda a ideia que muitos têm sobre Edgar.
De certa forma, reinventa a ideia de quem é Poe", disse Melling. "Acho que muitas pessoas vão entrar neste filme com uma ideia desse personagem muito sombrio, temperamental e sombrio. O que eu gostei é que ele é realmente um personagem bastante animado e excêntrico que está constantemente tentando deslumbrar as pessoas."