O príncipe Louis pode assumir o trono britânico um dia?
Aventuras Na História
O caçula do príncipe e da princesa de Gales, embora tenha apenas 5 anos, já se tornou uma figura notável na realeza.
Enquanto seu irmão, o príncipe George, está destinado a suceder seu pai como rei, grandes mudanças estão reservadas quando o príncipe William também assumir o trono.
Terceiro filho de um futuro monarca e o irmão mais novo de outro, surge a curiosidade sobre a possibilidade de o próprio príncipe Louis ascender ao trono. Afinal, ele vai ser rei um dia?
Linha de sucessão
Embora exista a possibilidade teórica de o príncipe Louis se tornar rei, é pouco provável, visto que ele ocupa a quinta posição na linha de sucessão real. À frente dele estão o atual rei Charles III, seu pai, o príncipe William, e seus irmãos, George e Charlotte.
Isso implica que para ele se tornar o Rei do Reino Unido, algo teria que acontecer ao príncipe William, ao príncipe George e à princesa Charlotte.
O príncipe Louis então se tornaria o próximo na linha de sucessão caso algo acontecesse com eles (entre renúncias até casos mais fatais, por exemplo), independentemente de sua idade, tornando-se assim monarca.
Conforme as normas tradicionais de sucessão, o filho mais velho do monarca em exercício é reconhecido como o herdeiro legítimo do trono.
Entretanto, em 2013, a Lei da Sucessão da Coroa alterou essas disposições, ampliando a elegibilidade para qualquer criança nascida após o dia 28 de outubro de 2011.
A posição de Louis como quinto na linha de sucessão será mantida até que seu irmão mais velho, George, comece sua própria família. Após esse momento, a ordem de sucessão será modificada, e ele pode ficar ainda mais distante do trono.
Caso o príncipe Louis assumisse o trono durante a infância, a Lei de Regência de 1937 determinaria que um regente fosse nomeado. Segundo esta lei, as funções reais seriam exercidas por um regente em nome deles, tradicionalmente o próximo adulto na linha de sucessão.
Nova posição?
Atualmente, o pequeno simpático é conhecido como príncipe Louis Arthur Charles de Gales, sendo "de Gales" uma referência ao título mais antigo de seu pai como príncipe de Gales.
Quando o príncipe William era conhecido pelo título de duque de Cambridge durante o reinado da rainha Elizabeth II, seus filhos foram chamados de príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis de Cambridge, para refletir isso.
Embora ele possa manter o título de príncipe de Gales quando o William se tornar rei, é mais provável que ele receba um novo título como filho do monarca.