O relacionamento escondido de Pelé e Gal Costa: 'Era uma coisa muito íntima'
Aventuras Na História
Pelé conquistou os brasileiros e o mundo com seu talento em campo, e, como toda celebridade, seus envolvimentos amorosos foram acompanhados de perto pelos holofotes da mídia nacional.
E, como o craque era namoradeiro na juventude, não faltava assunto às revistas de fofoca de então. Além de ter se relacionado com Xuxa,Flávia Calvancante e outras artistas, o atleta foi casado três vezes — seu último matrimônio foi firmado já aos 75 anos, com a empresária Márcia Aoki.
Uma das relações de Pelé que mais provocou especulação, todavia, foi com a cantora Gal Costa, com quem ele manteve uma amizade de décadas. Uma capa dos anos 70 da Revista Manchete, por exemplo, sugeriu que os dois tinham uma história de amor.
A dupla, por sua vez, negou repetidamente que fossem mais que amigos. Em uma entrevista antiga com a jornalista Lúcia Leme, por exemplo, Costa pode ser vista desmentindo o rumor:
Eu não amo Pelé. Gosto muito dele, sim. Como amigo. E tudo isso que andam falando não passa de uma consequência do consumo, da publicidade, da repercussão. Nos veem juntos e começam a procurar coisas mais profundas", afirmou ela na ocasião.
A frequente criação de boatos em torno da vida amorosa do Rei do Futebol, vale dizer, também é relembrada pelo próprio durante uma conversa de 2010 com o G1: "Quando eu jogava, existia muita onda. Se eu saía para jantar com uma artista, com uma cantora, todo mundo dizia que eu estava apaixonado", contou o atleta.
O rumor de que sua relação com Gal Costa tinha teor romântico, todavia, tinha algum fundo de verdade: Isso, pois, após anos negando, Pelé admitiu já ter "saído" com a cantora em uma entrevista com a revista Playboy.
Segredos revelados
No artigo, que foi publicado em agosto de 1993, o craque se abriu a respeito de diversos detalhes de sua vida íntima, incluindo sua frequência de uso de camisinha e as vezes em que traiu suas parceiras.
Ao ser questionado se já havia namorado Costa, o futebolista, que na época era casado com a segunda esposa, Assíria Nascimento, respondeu simplesmente "Saímos uma época, sim".
O entrevistador apontou então que, no passado, Pelé havia dito que as especulações não passavam de rumores.
É verdade, sempre neguei. Quer dizer, acontece que ela e eu combinamos que era uma coisa muito íntima, só nossa. Não precisava ficar público. E nunca foi uma coisa muito séria. Foi isso", explicou ele.
Recentemente
Gal Costa, vale lembrar, também faleceu recentemente; ela veio a óbito em 9 de novembro de 2022. Sua causa de morte não foi divulgada ao público em respeito à família. Na ocasião, Pelé foi às redes sociais para lamentar a perda da renomada artista brasileira:
"É com grande pesar que recebo a notícia que faleceu uma das maiores cantoras do Brasil, a minha grande amiga, Gal Costa.Ela se despede fazendo o que sempre amou fazer: cantar. Como diz uma das músicas que eu mais gosto de ouvir, que ela interpretou tão bem… Por isso uma força a levava a cantar. Por isso aquela força estranha. Por isso ela cantava e não podia parar. Por isso, aquela voz tamanha, que nunca deixará de ecoar em nossos corações", escreveu.