Objetos pessoais de vítimas do nazismo são devolvidos a parentes
Aventuras Na História
Um relógio, brincos e outros itens pessoais foram devolvidos a familiares de vítimas do nazismo na Polônia por um arquivo alemão nesta terça-feira, 11, como parte de uma campanha para homenagear pessoas que morreram em campos de concentração.
A cerimônia de devolução ocorreu em Varsóvia e foi organizada pelos Arquivos Arolsen, um centro dedicado a documentar os crimes cometidos pelo regime nazista e o destino das vítimas.
Os Arquivos Arolsen possuem cerca de 30 milhões de documentos, entre os quais se destacam registros da SS e da Gestapo, além de documentos de campos de concentração e centenas de envelopes contendo objetos pessoais dos prisioneiros.
Campanha
Desde 2016, como parte da campanha #StolenMemory, o centro tem se empenhado em localizar os descendentes das vítimas dos campos e devolver seus itens pessoais, honrando assim suas memórias.
Cada família encontrada e cada objeto devolvido é uma porta para reconstruir o destino das vítimas e restaurar a sua memória”, declarou o centro em comunicado, segundo informações do portal O Globo.
De acordo com a fonte, o evento ocorreu poucas semanas antes do 80º aniversário da revolta de Varsóvia contra a ocupação nazista, em agosto de 1944. Os itens devolvidos pertenciam a dois civis poloneses detidos pelos nazistas durante a revolta e enviados para campos de concentração.