Home
Notícias
Obra expõe conflitos e opções políticas que definiram o destino da cidade de São Paulo
Notícias

Obra expõe conflitos e opções políticas que definiram o destino da cidade de São Paulo

publisherLogo
Aventuras Na História
25/01/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15395313/original/open-uri20230125-18-1cm5stl?1674673836
©Crédito: Reprodução / Fósforo Editora
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

São Paulo é uma das maiores metrópoles do Brasil, responsável por grande parte da economia do país. Há muito da história dessa cidade a ser explorada e a professora e urbanista Raquel Rolnik revisita um pequeno clássico do urbanismo brasileiro, “Folha explica São Paulo” de 2001, para atualizar e ampliar a obra para novos leitores.

Crédito: Reprodução / Fósforo Editora
Crédito: Reprodução / Fósforo Editora

Em “São Paulo: o planejamento da desigualdade”, Rolnik apresenta os conflitos, temas e opções políticas que definiram o destino da cidade, partindo de sua fundação até os dias atuais, incluindo episódios importantes do seu passado e do presente, como a pandemia da Covid-19, a greve dos entregadores de aplicativo e o incêndio da estátua do Borba Gato

Publicada pela Editora Fósforo, a obra é organizada em ordem cronológica, além de enriquecida com mapas e uma lista com todos os prefeitos da cidade. Com isso, ele também procura focar em momentos-chave de transformação urbanística e a gênese de todos os problemas da metrópole. A autora também procurou explicar a complexidade do seu pensamento crítico de forma acessível, utilizando a linguagem direta e simples para dividir seus estudos com todos, sem limitar a obra para apenas fins acadêmicos.

Além das palavras de Rolnik, o livro conta com o prefácio assinado pelo rapper e pensador brasileiro Emicida. Nele, o artista ilustra os processos descritos pela autora através de experiências pessoais, subscrevendo a tese de que a desigualdade da cidade é fruto de um projeto político. No entanto, ele deixa claro que enxerga o seu potencial de transformação, assim como ele mesmo diz:

Acredito que nos encontramos, Raquel e eu, nesse desejo de ajudar a pensar (e também a construir) esse espaço público coletivo e saudável. Não é fácil, mas, como ela ilustra maravilhosamente bem nas páginas seguintes, nosso constrangedor abismo social e o gargalo no qual nos encontramos foram escolhas, assim como construir um futuro melhor também vai precisar ser.”

“São Paulo: o planejamento da desigualdade” foi lançado em 25 de janeiro de 2022, o 468º aniversário da cidade de São Paulo. Mas você pode adquiri-lo neste aniversário da cidade através da Amazon


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também