Os Simpsons: Homer está em coma desde 1993?
Aventuras Na História
Sejam pelas polêmicas críticas sociais ou pelas previsões certeiras que faz sobre o futuro, Os Simpsons é um dos desenhos mais adorados de todos os tempos. Em sua 34ª temporada, a produção criada por Matt Groening não cansa de surpreender.
A sitcom animada que retrata uma típica família norte-americana, além disso, já contou com uma série de participações especiais, como o lendário Michael Jackson; os Beatles Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr; a sensação pop Lady Gaga e até mesmo os gênios Mark Zuckerberg e Stephen Hawking.
Mas mesmo com essa infinidade de qualidades, Os Simpsons ainda se destaca por outro ponto: as teorias conspiratórias. Não que o desenho propague loucuras escandalosas, mas seus fãs sempre encontram brechas para tentar explicar o que acontece com a família amarelada que nunca envelhece.
A imaginação de Homer
Uma dessas teorias chamou bastante a atenção em meados de 2015. À época, um usuário do Reddit chamado Hardtopickaname usou os primeiros anos da série para explicar o motivo de sempre vermos os personagens com a mesma aparência.
Segundo repercutido pelo Daily Mail, a explicação para isso começa no terceiro episódio da quarta temporada, lançado em 1992. Em ‘Homer, o Herege’, o pai da família Simpson faz reflexões sobre o futuro da vida e até mesmo conversa com Deus.
Homer ainda insiste que não pode esperar para morrer. Eis que o Todo Poderoso responde: "Você não pode esperar mais seis meses?". Por fim, ele ainda consegue convencer Deus a revelar o segredo da vida, mas o episódio termina antes que o público ouça a resposta divina. É aí que se inicia a brecha para a teoria de Hardtopickaname.
Seis meses depois, em abril de 1993, foi exibido o episódio ‘Aonde Chegamos: Mais Um Show de Imagens dos Simpsons’ — que é o 18º da 4ª temporada. “Homer vai parar no hospital e todos relembram sua vida”, diz a sinopse.
No episódio, explica o usuário do Reddit, Homer acaba sofrendo uma grave acidente após ser atingido por uma lata de cerveja que explode, travessura feita por Bart no Dia da Mentira. Levado ao hospital, o personagem acaba entrando em coma. No fim, porém, ele acorda e estrangula o garoto. Logo em seguida os créditos sobem.
Eu proponho que Homer na verdade não acordou do coma. Ele está em estado vegetativo e todos os episódios criados depois disso, acontecem na imaginação de Homer”, teoriza Hardtopickaname.
“Por isso Bart, Lisa e Maggie estão sempre com a mesma idade, porque é assim que eles aparecem nos sonhos de Homer", finaliza o usuário do Reddit. A teoria até que faz sentido, mas será que Homer realmente estava em coma?
“Intrigante, mas falsa”
Se a explicação acima já não for convincente o bastante, ao analisarmos o que acontece após a fatídica internação de Homer, as peças desse quebra-cabeça parecem se encaixar com certa naturalidade.
Até então, os episódios de Os Simpsons seguia pontos bastante padronizados: Homer tentava desistir do álcool; Marge ponderava sobre quebrar seu tratado de fidelidade ao marido; Lisa desenvolvendo uma paixão malfadada por um de seus professores...
Após o coma, porém, o show tornou-se cada vez menos fundamentado nas tribulações da vida cotidiana. Em um episódio, por exemplo, o senhor Burns descobre e captura o monstro do Lago Ness. Noutro, Homer é lançado ao espaço. Isso sem contar as inúmeras aparições de celebridades.
O assunto se tornou tão viral que, em entrevista ao The Independent, o roteirista Al Jean desmentiu a teoria: “Intrigante, mas falsa”. Ele, porém, não deu muitos motivos para explicar o motivo da alegação estar equivocada, apenas demonstrou não concordar com a mesma.
Sendo assim, outro usuário do Reddit observou que Deus geralmente é o único personagem no programa retratado com cinco dedos, mas a divindade em "Homer, o Herege" ele tem apenas quatro. Isso significaria, então, que a conversa de Homer com o Todo Poderoso, naquele episódio, foi apenas uma alucinação.