'Pega a banana, macaco': Vídeo mostra mulher xingando funcionários em UPA carioca
Aventuras Na História
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piabetá, localizada no Rio de Janeiro, uma mulher teria proferido insultos de teor racista, avançado contra funcionários e quebrado equipamentos.
O comportamento violento da cidadã, que foi identificada como Marcela Priscila da Silva, pode ser visto em um vídeo que registrou a situação. Nele, é possível ouvi-la chamando repetidamente as pessoas ao seu redor de "macaco" e dizendo "pega a banana". Além disso, ela grita, intimida funcionários e empurra os objetos em cima de uma mesa para o chão.
Conforme informado pelo G1, Marcela teria ido até o estabelecimento de saúde para buscar sua filha, que havia sido atendida ali anteriormente, porém levada para casa pelo pai. O possível motivo por trás de seu ataque de fúria não foi divulgado, mas não seria a primeira vez que ela exibe uma conduta deste tipo em uma UPA.
Desdobramentos
O episódio terminou com a chegada da Polícia Militar na Unidade de Pronto Atendimento, ao que eles levaram a mulher à delegacia mais próxima a fim de fazer um registro de ocorrência.
Inicialmente, o crime registrado foi de dano ao patrimônio, mas é possível que a categoria da violação mude em vista da filmagem, que é marcada pelo preconceito racial.
Os funcionários do estabelecimento foram ainda incentivados a abrirem seus próprios boletins de ocorrência para reportar as agressões sofridas.