Peixe ameaçado de extinção é descoberto à venda em loja de Santos
Aventuras Na História
Durante uma patrulha recente da Polícia Militar pelo comércio portuário de Santos, município localizado no litoral de São Paulo, foram apreendidos cinco peixes-papagaio, que são de uma espécie atualmente ameaçada de extinção.
Devido à vulnerabilidade do animal, ele é protegido pela lei brasileira, de forma que sua pesca e venda são proibidas. O acontecimento, portanto, rendeu ao estabelecimento santista uma vigorosa multa por crime ambiental.
De acordo com informações do g1, o dono da loja que foi pega em flagrante violando as leis ambientais brasileiras precisará pagar um valor de R$ 2.570, 80 às autoridades.
Espécie em perigo
Conhecido pelo nome científico de Scarus trispinosus, o peixe-papagaio é uma espécie encontrada exclusivamente nas costas brasileiras, podendo ser distinguido através de suas escamas azuladas e pela curiosa aparência de sua boca, que parece ter lábios pintados.
Vale apontar que, segundo o portal do Laboratório de Conservação e Macroecologia Marinha de Santa Maria, o peixe é essencial para o ecossistema dos recifes nacionais, porém sua população está em declínio devido à pesca predatória.