Home
Notícias
Pela 1ª vez na história, Nasa perde contato com Estação Espacial Internacional
Notícias

Pela 1ª vez na história, Nasa perde contato com Estação Espacial Internacional

publisherLogo
Aventuras Na História
29/07/2023 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15684944/original/open-uri20230729-18-1pn404k?1690639568
©Divulgação / NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 25, a Estação Espacial Internacional (ISS) enfrentou uma situação inédita desde o início de sua operação total em 2009: a perda temporária de contato com a Nasa. De acordo com a agência Associated Press, a base da Nasa em Houston, Texas, sofreu um corte de eletricidade devido a obras em seu prédio, resultando na interrupção das comunicações entre a equipe de controle na Terra e a estação em órbita, incluindo comandos e telemetria.

O ocorrido não representou risco para os três astronautas norte-americanos da Expedição 69, que também conta com três russos e um astronauta dos Emirados Árabes Unidos. A equipe foi notificada sobre o problema 20 minutos após a interrupção de energia em Houston, graças aos sistemas de comunicação russos disponíveis como backup.

Explicações operacionais

O gerente do programa da ISS, Joel Montalbano, esclareceu que o problema foi exclusivamente em solo e que tanto os astronautas quanto a estação permaneceram seguros durante todo o episódio. O centro de controle alternativo, localizado a quilômetros de Houston, entrou em ação, garantindo o pleno funcionamento da estação após cerca de 90 minutos.

Vamos entender melhor o que aconteceu e depois tirar as lições aprendidas e seguir em frente”, prometeu Joel à agência, como repercutiu a Galileu.

Embora a situação tenha sido prontamente resolvida, a Nasa está determinada a evitar futuros incidentes semelhantes durante o período de operação restante da ISS, que tem previsão de sair de órbita em 2031.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também