TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Por que as pessoas aparecem com rosto borrado em vídeo tour dos Beatles no Japão?
Notícias

Por que as pessoas aparecem com rosto borrado em vídeo tour dos Beatles no Japão?

publisherLogo
Aventuras Na História
03/10/2022 19h17
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15229997/original/open-uri20221003-635-1imowbf?1664831828
©Reprodução/Video/YouTube
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 1966, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desembarcaram no Japão para uma única turnê. Na ocasião, a polícia local gravou um vídeo de cerca de 35 minutos do quarteto de Liverpool pelo país. 

Desde então, uma longa batalha judicial colocou as imagens, em preto em branco e sem áudio, longe do conhecimento público. Mas essa disputa teve fim após cerca de 56 anos da passagem dos Beatles em terras nipônicas. 

Segundo a AFP, agora, a filmagem está liberada para livre acesso no YouTube. O vídeo começa mostrando os quatro cantores saindo do avião, vestidos de quimonos. Há também fotos deles se apresentando em frente a uma multidão descontrolada no Budokan, em Tóquio. 

As restrições 

Entretanto, algo ainda chama a atenção no vídeo: todas as pessoas que aparecem nas imagens — com exceção de John, Paul, Ringo, George — estão com seus rostos borrados; o que acontece por conta da lei de respeito à vida privada. 

Foi esse fator, aliás, que começou todo o imbróglio judicial, o que fez com que o fãs fizessem um pedido à Suprema Corte japonesa. A alegação é que, após todo esse tempo, é impossível identificar as pessoas que aparecem no vídeo. 

Além do mais, o registro trata-se de um “documento histórico”, apontam. Em 2018, porém, o tribunal rejeitou esses argumentos, mas nos últimos dias, o documento se tornou público, mas com os rostos borrados — exceto dos Beatles.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também