Por trás da placa: afinal, quem a rua Oscar Freire homenageia?
Aventuras Na História
A Oscar Freire é, certamente, uma das mais famosas e emblemáticas ruas da cidade de São Paulo, localizada entre os bairros de Cerqueira César e Pinheiros, na zona oeste da capital.
Além de ser considerada uma das ruas mais luxuosas do Brasil, é ainda conhecida por seus inúmeros estabelecimentos comerciais de alta qualidade, como lojas de grife, restaurantes sofisticados, galerias de arte, livrarias e cafeterias.
Tendo início na Alameda Casa Branca e terminando na Avenida Dr. Arnaldo, a Rua Oscar Freire é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, sendo visitada por turistas do Brasil e do mundo inteiro.
Como informou o portal Dicionário de Ruas — mantido pela prefeitura de São Paulo — antes que recebesse seu atual nome, no ano de 1924, a localidade já teve outros dois nomes: Rua São José e Alameda Iguape. Porém, uma figura notável no ramo da medicina chamaria atenção suficiente para que fosse homenageada com o próprio nome no logradouro. Mas afinal, quem foi Oscar Freire?
O homenageado
Nascido na Bahia em 3 de outubro de 1882, Oscar Freire de Carvalho ingressou bem cedo na Faculdade de Medicina da Bahia. Ele tinha apenas 14 anos e veio a se formar em 1902.
De acordo com a fonte, em março de 1907, após uma excelente prova em concurso, o profissional foi nomeado professor substituto de Higiene e Medicina Legal. Alguns anos depois, em 1913, tornou-se professor substituto de História Natural na Escola Politécnica da Bahia e, já no ano seguinte, foi promovido a catedrático de Medicina Legal na Faculdade de Medicina.
Medicina em São Paulo
Três anos depois, o Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho o convidou para estabelecer a disciplina de Medicina Legal em São Paulo, que começou a funcionar em 18 de abril de 1918 no Instituto de Higiene. Mais tarde as aulas passariam a ser realizadas no Laboratório Central da Santa Casa e, posteriormente, em um prédio construído especialmente para essa finalidade.
Infelizmente, Oscar Freire acabou falecendo antes de ver a sua disciplina estabelecida de maneira definitiva.
Figura ilustre
Segundo o portal da prefeitura, o importante médico foi o responsável pela criação da Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e da Sociedade de Educação e Ensino. Ele era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma.
Além disso, vale destacar que, como professor de Medicina e cientista, Freire deixou inúmeros trabalhos sobre diversas temáticas — e também artigos diários na imprensa acerca da história do ensino na perícia, bem como laudos periciais e pareceres médico-legais. Ele faleceu na capital paulista em 11 de janeiro de 1923, um ano antes de ser homenageado.