Home
Notícias
Possível barco viking é descoberto debaixo de pub na Inglaterra
Notícias

Possível barco viking é descoberto debaixo de pub na Inglaterra

publisherLogo
Aventuras Na História
20/02/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15432883/original/open-uri20230220-17-17z7wct?1676923534
©Divulgação/Rept0n1x/Creative Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Cientistas e arqueólogos da Universidade de Nottingham estão investigando um barco antigo enterrado debaixo do estacionamento do pub The Railway no distrito metropolitano de Meols, que fica no noroeste da Inglaterra.

Em uma nota oficial da Universidade de Nottingham, os pesquisadores afirmam que, depois de analisar amostras ambientais e de madeira do barco para revelar detalhes mais precisos sobre a origem da embarcação, eles chegaram a conclusão de que o navio pode ser um barco viking.

O barco enterrado debaixo do pub foi achado pela primeira vez em 1938, de maneira acidental, por alguns trabalhadores que desenterraram a embarcação parcialmente. O patrão deu ordens de que a relíquia arqueológica fosse enterrada novamente, e continuou esquecida até que a embarcação foi localizada por meio das anotações de um dos trabalhadores, que guardou registros detalhados e um esboço à mão do barco.

Barco viking?

Nas anotações do trabalhador, um esboço de um barco com um design de pranchas sobrepostas chamou atenção, já que essa é uma característica tipicamente escandinava. De acordo com o esboço, o barco teria entre 6 e 9 metros de comprimento e seria um navio de transporte ou de pesca.

A equipe da universidade de Nottingham realizou varreduras de radar pela área apontada nos esboços e descobriu que realmente há indícios de uma embarcação, enterrada a três metros abaixo da superfície do estacionamento. Se esses dados forem confirmados, o barco provavelmente estará envolto em uma argila azul encharcada, o material ideal para conservar a madeira do casco.

Análises de evidência de DNA na área do barco também apontam para uma origem nórdica. Os próximos passos da pesquisa envolverão, segundo informações da revista Galileu, uma escavação sistemática da área. Para isso, 100 furos serão realizados na área em frente ao bar para a coleta de amostras da madeira e do ambiente que servirão para análises químicas para datar os materiais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também