Presidente colombiano pede a Lula extradição de homem que matou namorada em 1994
Aventuras Na História
Durante um encontro com o presidente Lula realizado nesta quarta-feira, 31, no Palácio do Planalto, o presidente colombiano Gustavo Petro deu destaque para um pedido de extradição de um homem condenado por estupro e homicídio de sua então namorada em 1994. Na ocasião, o político ainda abordou sobre temas como a Amazônia e uma futura visita do chefe de Estado brasileiro à Colômbia.
De acordo com o portal de notícias UOL, Petro informou que solicitou a extradição de Jaime Saade para que ele "enfrente o sistema judicial colombiano por feminicídio de Nancy Mestre". Ele também mencionou o pai da vítima, que foi responsável por encontrar o paradeiro do assassino de sua filha, que fugiu para Belo Horizonte após o crime.
O que disse Lula
Mais tarde, Lula deu destaque para a cúpula de países amazônicos que será realizada em Belém. Ele escreveu em suas redes sociais:
Em julho, estarei em Letícia, na fronteira entre nossos países, e o presidente Petro confirmou sua presença na reunião entre países amazônicos em Belém, em agosto. Conversamos também sobre nossa disposição em combater juntos a mineração ilegal e o narcotráfico."
Além disso, também vale destacar que o presidente colombiano convidou o Brasil a ser o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá em abril de 2024.