Presidente do Santos suspende uso da camisa 10 de Pelé: 'Sempre fui favorável'
Aventuras Na História
Nesta sexta-feira, 30, Andres Rueda, presidente do Santos Futebol Clube, anunciou que não terá mais a camisa 10 em campo a partir de janeiro. A decisão ocorreu após a família de Pelé, que faleceu aos 82 anos na última quinta-feira, 29, pedir para que o número fosse aposentado em homenagem ao craque.
Segundo informações divulgadas pelo Globo Esporte, apesar do desejo da diretoria alvinegra e da família do Rei do Futebol, ainda será necessário passar por trâmites burocráticos para aposentar oficialmente a camisa 10.
Em entrevista à Rádio BandNews, Rueda afirmou:
Com esse entendimento da família [de Pelé], a gente vai propor para o Conselho que se aposente a camisa 10. Isso tem um trâmite burocrático, reunião de Conselho, aprovação... Enquanto isso, por um ato administrativo, a gente não vai mais utilizar a camisa 10 a partir de janeiro, esperando que vire uma decisão definitiva do nosso Conselho".
Assunto antigo
A discussão sobre a aposentadoria da camisa 10 sempre foi tema dos bastidores do clube e, anteriormente, dividiu opiniões entre os associados e conselheiros. Para Rueda, que afirmou ter sido “sempre favorável”, o pedido vindo dos familiares pode mudar a visão de alguns membros do Santos:
Eu, como presidente e membro do Conselho, entendo que é uma decisão dividida. Agora acredito até que não, com essa vontade expressada pela família acho que mudou um pouco. Anteriormente tinha muito conselheiro que acreditava que a homenagem era a camisa 10 estar junto com o time".
Agora, o tema será novamente discutido e votado pela equipe administrativa, a fim de revelar a decisão oficial.
Adeus a lenda
O Rei do Futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro, devido a uma infecção respiratória decorrente da Covid-19 e de uma reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Sua morte foi anunciada na última quinta-feira, 29, pela instituição de saúde.