Projeto de lei do Espírito Santo proíbe que funerárias deixem caixões expostos em vitrines
Aventuras Na História
Um deputado do Espírito Santo apresentou um projeto de lei que visa proibir a exposição de caixões em vias públicas por funerárias no estado. Caso aprovado na Assembleia Legislativa (Ales) e sancionado pelo governador, as empresas que possuem vitrines ou fachadas de vidro não poderão expor os caixões voltados para a rua.
O autor do projeto, o deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos), argumenta que a exposição de urnas funerárias pode ter um impacto significativo na saúde mental de algumas pessoas, especialmente aquelas que estão em luto ou possuem uma sensibilidade particular em relação à morte.
De acordo com o portal de notícias G1, o deputado defende que a exposição pública de urnas funerárias resulta em um aumento do sofrimento emocional para pessoas que estão de luto pela perda de um ente querido. Isso pode desencadear emoções intensas e reabrir feridas emocionais. Além disso, ele destaca que "a visualização de urnas funerárias pode despertar medo e ansiedade em relação à própria mortalidade".
Multa e suspensão
Caso a lei seja aprovada, as funerárias que não cumprirem essa determinação podem ser multadas, terem suas atividades suspensas e até mesmo terem o alvará de funcionamento imediatamente suspenso até que a infração seja corrigida.
Como apurou o G1, a matéria agora será analisada pelas Comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças da Assembleia Legislativa.