Projeto que quer Pedro Américo como ‘herói da pátria’ é aprovado pelo Senado
Aventuras Na História
Na última terça-feira, 4, foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado uma proposta de autoria do senador Veneziano Vital do Rego onde o Congresso Nacional caminha para aprovação com a finalidade de fazer com que Pedro Américo, pintor, seja considerado como ‘herói da pátria’. Ele, segundo o Jornal da Paraíba, faria 180 anos neste ano. Agora, a proposta vai para análise da Câmara dos Deputados.
O senador Paulo Paim (PT-RS) comentou que o artista deve estar no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Na ocasião, o senador disse:
Ele merece estar no Livro dos Heróis da Pátria, pois com suas obras de pintura histórica, demonstrou a importância das artes para a formação da nacionalidade.”
Quem foi Pedro Américo
Pedro Américo de Figueiredo e Melo, conhecido como Pedro Américo, foi um artista plástico de grande renome na sociedade brasileira. Pedro nasceu em 29 de abril de 1843 em Areia, cidade no Brejo da Paraíba.
Vindo de uma família simples, se destacou nas pinturas, e assim produziu grandes obras que se tornaram símbolos de nacionalidade para o Brasil.
O senador Paulo Paim relembrou ainda que, por ter demonstrado seu talento muito jovem, quando tinha apenas 11 anos de idade, em 1854, Pedro foi admitido na Academia Imperial de Belas Artes.