Home
Notícias
Quais são as únicas duas cidades brasileiras em ranking das melhores do mundo?
Notícias

Quais são as únicas duas cidades brasileiras em ranking das melhores do mundo?

publisherLogo
Aventuras Na História
20/05/2023 14h29
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15564382/original/open-uri20230520-18-rkcaew?1684597390
©Wikimedia Commons / Fernando Stankuns
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Apenas duas cidades brasileiras encontram-se atualmente na lista das melhores do mundo, conforme o ranking City Index 2023, que mede aspectos que vão desde qualidade de vida até o ambiente de negócios. Baseado em pesquisas de opinião com públicos diversos, o ranking é feito pela consultoria britânica Brand Finance.

Como destacou o portal MediaTalks, as únicas cidades brasileiras que aparecem na lista são São Paulo — ocupando a 75ª posição — e Rio de Janeiro, na 69ª. Ambas conquistaram posições abaixo de outras duas capitais da América Latina: Cidade do México ( 59ª) e Santiago (66ª).

Primeiras colocações

As localidades que lideram a lista são Londres, Nova York e Paris. Também vale destacar que, das 20 primeiras, seis são dos EUA (Nova York, Los Angeles, São Francisco, Miami, Chicago e Boston). 

Como explicou a fonte, o estudo leva em conta os seguintes aspectos: Viver, Trabalhar local e remotamente, Estudar, Aposentar, Visitar e Investir. Além disso, considera sete pilares, que são Negócios e Investimentos, Habitabilidade, Cultura e Patrimônio, Pessoas e Valores, Sustentabilidade e Transporte, Governança e Educação e Ciência.

Cidades brasileiras

Segundo Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance no Brasil, o aspecto educação foi determinante para a percepção global sobre o Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com ele, mesmo sediando a melhor instituição de ensino superior do país, a USP, São Paulo não possui destaque em se tratando de grandes universidades ao redor do mundo. Enquanto isso, o Rio de Janeiro ficou em último lugar (100ª posição), na percepção sobre escolas, educação, ciência e tecnologia.

O diretor ainda destaca que o quesito segurança pública também contribuiu para a posição não muito boa das duas cidades.

"Os crimes que ocorrem em São Paulo, principalmente no centro, fizeram com que a cidade seja mal avaliada nesse critério”, disse ele, que apontou que o mesmo ocorre com o Rio, cuja violência urbana é com frequência retratada pela mídia internacional.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também