Qual a principal teoria que explicaria como as pirâmides foram construídas?
Aventuras Na História
A maioria da população mundial conhece as pirâmides do Egito, ainda que seja somente de ouvir falar. Mas o que, de fato, elas foram e simbolizaram para o Egito Antigo? Até mesmo a construção delas não é conhecida, apesar de existirem diversas teorias.
O professor e historiador Vitor Soares explica que as pirâmides são uma espécie de tumba que o faraó e outras pessoas com poder no Egito costumavam construir para demonstrar o seu poder político e também econômico.
O formato de pirâmide era o mais seguro e estável para se manter de pé, conforme a tecnologia disponibilizada na época. Milhares de blocos de calcário e granito foram lapidados e transportados pelo Rio Nilo até o local que as pirâmides do Egito seriam construídas.
Modo de construção
No entanto, um dos maiores desafios acerca dessas construções é entender como esses enormes blocos chegaram até o topo das pirâmides. A teoria mais aceita hoje em dia é que existiam rampas, tanto internas quanto externas, que faziam o trabalho. Mas o mistério sobre a real construção continua mantido, já que não existe nenhum documento que oficializa a teoria.
O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 38 mil seguidores
Confira abaixo o vídeo na íntegra: