Qual estado foi responsável por dar a vitória a Donald Trump?
Aventuras Na História
Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA ao alcançar, na manhã desta quarta-feira, 6, os 270 delegados necessários para vencer as eleições de 2024. A vitória foi projetada pela CNN e pela Associated Press quando Trumpconquistou o estado de Wisconsin, que acrescentou 10 delegados ao seu total, levando-o a 277 no Colégio Eleitoral.
A disputa em Wisconsin foi acirrada. Com 99% das urnas apuradas, Trump tinha 49,8% dos votos contra 48,8% de Kamala Harris, uma diferença de pouco mais de 30 mil votos. Até agora, o republicano venceu em 27 estados, com outros cinco ainda indefinidos.
Estados-chave
Nos Estados Unidos, os chamados "estados-chave" ou "estados-pêndulo" — também conhecidos como "swing states" — são estados que não têm uma preferência política clara entre democratas e republicanos.
Nessas regiões, o eleitorado tende a oscilar entre os dois principais partidos de uma eleição para outra, tornando o resultado incerto. Essa característica coloca os estados-pêndulo no centro das disputas eleitorais, pois eles têm o potencial de definir o vencedor em uma eleição acirrada.
Além de Wisconsin, Trump também superou Harris em três estados-chave: Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, além de liderar em três outros (Michigan, Arizona e Nevada), que juntos somam 93 delegados no Colégio Eleitoral. Na contagem de votos totais, o republicano mantém uma vantagem de quase cinco milhões sobre a adversária.
Antes mesmo de garantir os 270 delegados necessários, Trump declarou vitória e, em seu primeiro discurso para uma multidão de apoiadores em um centro de conferências na Flórida, prometeu "curar o país".
"Vou lutar por vocês, pela sua família e pelo seu futuro todos os dias. Estarei lutando por vocês com cada respiração do meu corpo. Não descansarei até que tenhamos proporcionado a América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem. Esta será verdadeiramente a era de ouro da América", disse aos apoiadores.