Home
Notícias
Quantas Cleópatras existiram na dinastia ptolomaica?
Notícias

Quantas Cleópatras existiram na dinastia ptolomaica?

publisherLogo
Aventuras Na História
30/04/2023 04h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15528303/original/open-uri20230430-18-g0ue6h?1682830496
©Foto por Historical Association UK pelo Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quando se estuda a história do Egito Antigo, e até mesmo o momento em que se cruza com a do grande e glorioso Império Romano, um nome que sempre chama atenção e, definitivamente, é bem conhecido por muita gente, é o da praticamente lendária rainha Cleópatra.

Porém, algo que causa bastante confusão entre algumas pessoas é o fato de que existiram várias Cleópatras ao longo do reinado. A que você conhece e que fascina gerações mais de dois mil anos após a sua morte foi Cleópatra VII Filopátor, filha de Ptolomeu 12 e Cleópatra 5ª.

Isso se justifica pelo fato de que 'Cleópatra' era um nome bastante popular entre as mulheres da realeza, principalmente durante o final da dinastia Ptolomaica. De origem grega, essa dinastia administrou o Egito de 305 a.C. a 30 a.C., e dela surgiram 15 Ptolomeus e 7 Cleópatras.

“Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado ptolomaico”, explicou o historiador Júlio Gralha, conforme repercutido pela Super Interessante em 2012.

Portanto, antes daquela que governou com maestria a 7ª Dinastia e que paira no imaginário popular como a última grande faraó do Egito, existiram seis mulheres que também carregavam esse nome.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também