Home
Notícias
Recomendamos 8 grandes obras de Liev Tolstói para conhecer o autor
Notícias

Recomendamos 8 grandes obras de Liev Tolstói para conhecer o autor

publisherLogo
Aventuras Na História
01/12/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15911034/original/open-uri20231201-17-zndatb?1701457500
©Créditos: Reprodução/Amazon
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se há um autor que deixou uma marca indelével na literatura russa e mundial, é Liev Tolstói. Suas obras-primas transcendem o tempo e continuam a cativar leitores com suas narrativas ricas e profundas reflexões sobre a condição humana. Neste guia, apresentaremos oito obras essenciais de Tolstói, oferecendo uma porta de entrada para o fascinante universo literário deste mestre russo.

Confira-as logo abaixo:

1. Guerra e paz, de Liev Tolstói (2017) - https://amzn.to/47CJYmp

A trama deste clássico da literatura russa se desenrola durante a campanha de Napoleão na Áustria, a invasão da Rússia e a subsequente retirada das tropas francesas, abrangendo o período de 1805 a 1813. Tolstói habilmente mescla elementos de romance, epopeia militar e filosofia nesta obra monumental. "Guerra e Paz" oferece uma perspectiva íntima dos eventos, destacando como a invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia, em 1812, foi percebida pela corte russa.

Créditos: Reprodução/Amazon

2. Anna Kariênina, de Liev Tolstói (2017) - https://amzn.to/3RpvIb5

Anna Karenina aparenta possuir todos os elementos desejáveis - beleza, fortuna, popularidade e um filho amado. No entanto, ela experimenta um vazio existencial até o momento em que cruza o caminho do impetuoso oficial Conde Vronsky. O caso que se segue provoca escândalo na sociedade e na família, desencadeando sentimentos de ciúmes e amargura.

Créditos: Reprodução/Amazon

3. Ressurreição, de Liev Tolstói (2020) - https://amzn.to/3uIAojh

No tribunal, onde integra o júri responsável por decidir o destino de Máslova, uma prostituta acusada de roubo e envenenamento, o príncipe Nekhliúdov reconhece a serva por quem, no passado, nutriu sentimentos. Depois de tê-la seduzido e abandonado, ele se depara agora com a difícil tarefa de influenciar sua sentença. Ao explorar as tensões sociais, os privilégios judiciais e as condições carcerárias, o renomado autor de "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina" apresenta uma trama cativante ambientada na Rússia às vésperas da revolução.

Créditos: Reprodução/Amazon

4. A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói (2009) - https://amzn.to/3RmoKn6

Neste conto, reconhecido como uma das narrativas mais impecáveis já concebidas, Tolstói descreve a vida de Ivan Ilitch, um juiz que, após atingir uma existência confortável, é diagnosticado com uma doença grave. A partir desse momento, ele inicia uma profunda reflexão sobre o propósito de sua existência, em uma experiência-limite repleta de intensa força poética, habilmente traduzida pela grandiosidade da literatura.

Créditos: Reprodução/Amazon

5. A Sonata a Kreutzer, de Lev Tolstói (2010) - https://amzn.to/46zB5ss

Explorando suas experiências pessoais e as narrativas angustiantes de um homem traído por sua esposa, Tolstói concebeu uma de suas obras mais controversas: uma narrativa de natureza alucinatória que aborda a infidelidade conjugal, narrada sob a perspectiva de um assassino. Lançado em 1891, o livro examina o desequilíbrio nas relações entre homens e mulheres, além da hipocrisia que envolve o comportamento sexual na sociedade.

Créditos: Reprodução/Amazon

6. Felicidade conjugal, de Lev Tolstói (2010) - https://amzn.to/3T6BsYh

Lançada em 1859, quando Tolstói contava com pouco mais de trinta anos, "Felicidade Conjugal" é possivelmente a primeira obra-prima do autor russo, antecipando um tema que desempenharia um papel crucial em sua vida - o desejo, abordado aqui do ponto de vista feminino. Conforme apontado por Boris Schnaiderman, Tolstói criou uma novela em que "o humano e o literário atingem seu ápice de expressão".

Créditos: Reprodução/Amazon

7. O diabo e outras histórias, de Liev Tolstói (2019) - https://amzn.to/49YqMRF

“Três mortes”, “Kholstomier”, “O diabo”, “Falso cupom” e “Depois do baile” condensam, com habilidade, os temas abordados na extensa obra do autor de Anna Kariênina: paixão, ciúmes, morte, traição, dilemas morais, declínio da aristocracia, vida rural e questões da justiça.

Créditos: Reprodução/Amazon

8. Khadji-Murát, de Lev Tolstói (2017) - https://amzn.to/46AtZDT

"Hadji Murad" é uma breve novela escrita por Liev Tolstói entre 1896 e 1904, sendo publicada postumamente em 1912, com a versão completa sendo disponibilizada apenas em 1917. Este é o último trabalho de Tolstói. A narrativa gira em torno de Hadji Murad, um líder rebelde avar que, movido por motivos de vingança pessoal, forma uma aliança desconfortável com os russos, anteriormente seus inimigos.

Créditos: Reprodução/Amazon

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também