Rei Charles e rainha Camilla se encontram com papa Francisco no Vaticano

Aventuras Na História






Na manhã desta quinta-feira, 10, o Vaticano divulgou uma nova foto do papa Francisco de ontem, quando ele recebeu em audiência privada o rei Charles III e sua esposa, a rainha Camilla, do Reino Unido, que estão em uma visita à Itália.
O pontífice teve uma reunião não anunciada na tarde desta quarta-feira, 9, com Charles e Camilla, segundo informado pelo Vaticano e pelo Palácio de Buckingham. Vale mencionar que esse encontro já era programado há algum tempo, mas precisou ser cancelado devido a problemas de saúde do papa, que hoje tem 88 anos e lidou recentemente com uma pneumonia dupla.
"O papa Francisco recebeu em privado suas majestades o rei Charles e a rainha Camilla ao meio-dia", informou o Vaticano em comunicado. "Durante este encontro, o papa expressou seus melhores votos a suas majestades, por ocasião de seu aniversário de casamento, e desejou uma pronta recuperação" a Charles, que sofre com um câncer.
Além disso, o Palácio de Buckingham também informou publicamente que os monarcas "ficaram encantados com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los — e por terem tido a oportunidade de compartilhar seus melhores votos pessoalmente".
Líderes doentes
Há mais de um ano, conforme repercute a Folha de S. Paulo, o rei Charles, que hoje tem 76 anos, está em tratamento contra um câncer. Recentemente, no dia 27 de março, ele inclusive precisou ser hospitalizado em decorrência de alguns efeitos colaterais dos medicamentos, passando algum tempo em repouso, e retornando às suas funções reais em 1º de abril.
O papa Francisco, por sua vez, causou grande preocupação recentemente ao passar mais de cinco semanas internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma dupla pneumonia. Médicos que trabalham no local inclusive compartilharam que o pontífice quase faleceu, mas felizmente ele conseguiu se recuperar e retornou ao Vaticano em 23 de março — embora ainda esteja com atividades reduzidas e debilitado pela doença.
Vale mencionar que Charles, como monarca britânico, é líder da Igreja da Inglaterra, um ramo cristão que se separou da Igreja Católica em 1534. O rei e Francisco já se encontraram duas vezes antes, em 2017 e 2019, mas ambas as ocasiões quando Charles ainda era príncipe.


