Retrato misterioso de uma mulher é descoberto sob pintura de Picasso
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Por mais de um século, o retrato de uma mulher desconhecida permaneceu oculto sob a pintura 'Retrato de Mateu Fernández de Soto' (1901), de Pablo Picasso. Utilizando tecnologia avançada, conservadores do Instituto de Arte Courtauld, no Reino Unido, identificaram a figura escondida sob as camadas de tinta.
"Há muito tempo suspeitávamos que outra pintura estava por trás do retrato de De Soto, pois a superfície da obra apresenta marcas e texturas típicas de algo subjacente. É possível até distinguir sua forma apenas observando a pintura a olho nu", afirmou Barnaby Wright, vice-diretor da Courtauld Gallery, em comunicado.
A análise por infravermelho e raios X revelou uma mulher com penteado elegante e postura semelhante a personagens de outras obras de Picasso — como 'Absinthe Drinker' e 'Woman with Crossed Arms' — que teria sido criada alguns meses antes. Acredita-se que a tela tenha sido reaproveitada por questões financeiras, prática comum entre artistas, repercute o jornal Washington Post.
![picasso](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fah-padrao-2025-02-12t124553013.jpg)
A mulher pode ter sido uma modelo, amiga ou até amante posando para uma das imagens coloridas e impressionistas de Picasso sobre a vida noturna parisiense ou para uma figura melancólica sentada em um bar", destacou o instituto.
A obra será exibida a partir desta sexta-feira, 14, na Courtauld Gallery, em Londres, como parte da exposição “The Griffin Catalyst Exhibition: Goya to Impressionism. Masterpieces from the Oskar Reinhart Collection”.
'Descoberta significativa'
Segundo Kenneth Brummel, co-curador de uma exposição sobre o Período Azul de Picasso, a descoberta é significativa, pois "demonstra mais uma vez que, ao reaproveitar suas telas, ele incorporava as formas da composição subjacente na pintura final".
"Tanto em 'Retrato de Mateu Fernández de Soto' quanto em sua composição oculta, as figuras retratadas apoiam os cotovelos sobre o que, na imagem infravermelha, parece ser uma mesa no mesmo nível", afirmou Brummel em entrevista ao Washington Post.
O co-curador também observou que a figura oculta no 'Retrato de Mateu Fernández de Soto' se assemelha ao retrato de um homem desconhecido escondido sob "The Blue Room". "Ambos mostram figuras sentadas em cafés-concerto, cabarés ou teatros, retratadas com contornos marcados, cores vibrantes, silhuetas achatadas e ombros arredondados, onde suas cabeças parecem afundar", concluiu.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)