Home
Notícias
Revolta de 1924: Quem foi o presidente do Brasil que bombardeou o país?
Notícias

Revolta de 1924: Quem foi o presidente do Brasil que bombardeou o país?

publisherLogo
Aventuras Na História
07/12/2023 21h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15923159/original/open-uri20231207-17-1tngyfd?1701983387
©Domínio Público
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Revolta de 1924 foi um episódio marcante na história do Brasil, ocorrido durante a década de 1920 em São Paulo. Este movimento, liderado por jovens oficiais militares, os chamados "tenentes", teve como principal motivação a insatisfação com as condições políticas, sociais e econômicas vigentes.

[Colocar ALT]
O presidente Arhur Bernardes - Crédito: Domínio público

Inconformados com a oligarquia cafeicultora que dominava a política da República Velha, os tenentes buscavam reformas que promovessem maior participação popular, combatessem a corrupção e modernizassem as estruturas do país. Eles enxergavam na centralização do poder - e na falta de representatividade - um obstáculo ao desenvolvimento do Brasil.

Segundo o professor e historiador Vitor Soares, quem governava o país nessa época era o presidenteArthur Bernardes, que ordenou que a cidade fosse cercada, para impedir os avanços do grupo protestante. Logo em seguida, ele ordenou que algo ainda mais trágico acontecesse: A cidade seria bombardeada.

O bombardeio

A cidade de São Paulo sofreu o bombardeio e ficou destruída, com diversos bairros famosos atualmente sendo cenário de violência e sofrimento. 

Dentre os bairros mais atingidos pelo bombardeio estiveram Brás, Mooca, Cambuci e também o bairro de Belém, segundo o professor. Atualmente, esses locais são conhecidos por serem grandes centros populacionais e comerciais, sendo eles de grande importância para a cidade.


Desventuras em série

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 45 mil seguidores.

Confira o vídeo completo:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também