Rússia: Putin declara 'trégua de Páscoa' em guerra contra a Ucrânia

Aventuras Na História






Neste sábado, 19, o presidente russo Vladimir Putin declarou no canal do Kremlin no Telegram que ocorrerá um cessar-fogo temporário na guerra contra a Ucrânia. Essa "trégua de Páscoa", como ele descreve, deve durar das 18h desse sábado (12h no horário de Brasília) até meia-noite de segunda-feira, 21 (18h de domingo, 20, em Brasília).
"Eu ordeno que todas as ações militares sejam pausadas neste período", anunciou Putin a Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia. Sua justificativa para a decisão são "motivos humanitários".
Vale mencionar que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia já é um dos conflitos mais impactantes em esfera global nos últimos anos. Ele começou com a invasão russa ao território ucraniano em fevereiro de 2022, e foram poucas as ocasiões em que foi declarado cessar-fogo temporário.
Ainda na mensagem no Telegram, o Kremlin acrescentou: "Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo. No entanto, nossas tropas devem estar prontas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo".
"Sabemos que o regime de Kiev, como vocês me relataram, violou mais de 100 vezes os acordos de não atacar a infraestrutura energética. Por isso, peço que mantenham extrema vigilância e estejam preparados para responder de forma imediata e decisiva", prossegue a mensagem.
Com isso, segundo o presidente russo, a reação da Ucrânia ao cessar-fogo dessa Páscoa deve mostrar "o quão sincera" é sua "capacidade e desejo de participar das negociações de paz", conforme repercute o g1, e também mostrará "até que ponto o regime de Kiev está sinceramente disposto e preparado para respeitar os acordos, participar de processos pacíficos e contribuir para resolver as causas profundas da crise ucraniana".
Drones russos?
Apesar do anúncio de Putin, pouco após a repercussão da mensagem do Kremlin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em publicação no X que seu país detectou drones de ataque russos, apenas 45 minutos após o início do cessar-fogo. Agora, a defesa aérea da Ucrânia está trabalhando para repelir essa ação.
Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana", escreveu Zelensky no X.
Ainda assim, o Ministério da Defesa da Rússia afirma que seu grupo militar respeitará o cessar-fogo, contanto que a trégua também seja respeitada pela Ucrânia.


